Evolução do analfabetismo funcional no Brasil: 2001-2010

Autores/as

  • Ana Lucia Lima
  • Carlos Alberto Huaira-Contreras

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235220121932

Palabras clave:

Indicador de Alfabetismo Funcional, Instrumentos de Mensuração, Avaliação da Aprendizagem

Resumen

Neste artigo apresenta-se uma descrição da metodologia usada na construção do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) a partir de escalas de proficiência, assim como resultados importantes no que se refere à existência de relações significativas entre algumas características dos indivíduos e seus desempenhos. Em primeiro lugar, descrevem-se os principais conceitos desenvolvidos para a criação do indicador, bem como o aperfeiçoamento ao longo da década. Em segundo lugar, apresenta-se uma avaliação a respeito do instrumento medida utilizado para a obtenção das proficiências e posterior construção do Inaf, assim como as amostras trabalhadas durante os distintos anos. Finalmente, são apresentados os resultados de algumas análises realizadas que evidenciam como alguns atributos do indivíduo estão associados diretamente ao desempenho, e adicionalmente a análise de correspondência, usada para identificar atributos associados a certos grupos definidos a partir de intervalos de proficiências.

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Biografía del autor/a

Ana Lucia Lima

Carlos Alberto Huaira-Contreras

Publicado

2012-08-30

Cómo citar

Lima, A. L., & Huaira-Contreras, C. A. (2012). Evolução do analfabetismo funcional no Brasil: 2001-2010. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(52), 106–128. https://doi.org/10.18222/eae235220121932

Número

Sección

Tema em Destaque - Contribuições Metodológicas em Avaliação