Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola

Autores/as

  • Sonia Maria Duarte Grego

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235320121915

Palabras clave:

Avaliação da Aprendizagem, Reforma do Ensino, Trabalho Docente, Gestão

Resumen

A preocupação central foi investigar as formas e racionalidades implícitas de regulação social/autonomia dos processos de gestão da aprendizagem, historicamente estabelecidas nas reformas educacionais de 1971 até 1982, via diretrizes de avaliação do rendimento escolar, no Estado de São Paulo. Utiliza-se abordagem sócio-histórica, tendo como fonte primária os discursos e documentos oficiais e como fontes secundárias os trabalhos e pesquisas sobre avaliação e trabalho docente. Tomam-se como categorias centrais a continuidade e ruptura nos padrões e mecanismos de regulação social/autonomia do trabalho educativo. Os resultados contribuem para esclarecer como as políticas educacionais, instituídas em contextos de reprodução/transformação social, condicionam a gestão dos processos educativos no interior da escola.

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Biografía del autor/a

Sonia Maria Duarte Grego

Publicado

2012-12-30

Cómo citar

Grego, S. M. D. (2012). Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(53), 60–81. https://doi.org/10.18222/eae235320121915

Número

Sección

Tema em Destaque - Avaliação, Políticas, Programas e Gestão