Efeito-professor em um curso técnico em segurança pública

Autores/as

  • Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
  • José Francisco Soares
  • Hélio Hiroshi Hamada

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245420131910

Palabras clave:

Rendimento Escolar, Segurança Pública, Ensino Profissional, Avaliação da Aprendizagem

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o efeito-professorÐ no desempenho acadêmico de alunos do Curso Técnico em Segurança Pública da Polícia Militar de Minas Gerais, cujo alvo é formar soldados, ou seja, os profissionais que se encontram na base da atuação policial. Os dados foram organizados segundo as notas dos alunos nas diferentes disciplinas, por turma. Foram agrupadas as turmas com o mesmo professor para a mesma disciplina. Comparadas posteriormente, foi possível evidenciar o efeito-professor analisando-se o coeficiente de variação da média e do desvio-padrão das notas finais das turmas para cada disciplina. Com base na identificação de disciplinas com maior coeficiente de variação, partiu-se para a análise de regressão linear múltipla, o que nos permitiu a verificação direta da existência do efeito-professor, sendo possível saber qual deles teria feito diferença no desempenho de seus alunos.

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Biografía del autor/a

Luiz Alberto Oliveira Gonçalves

José Francisco Soares

Hélio Hiroshi Hamada

Publicado

2013-04-30

Cómo citar

Gonçalves, L. A. O., Soares, J. F., & Hamada, H. H. (2013). Efeito-professor em um curso técnico em segurança pública. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(54), 242–275. https://doi.org/10.18222/eae245420131910

Número

Sección

Outros Temas