Os gêneros discursivos no Saeb e na Prova Brasil de 2007

Autores/as

  • Patricia Andréa de Araújo Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245420131906

Palabras clave:

Saeb, Prova Brasil, Gênero Discursivo, Avaliação da Educação Básica

Resumen

Objetivou-se neste trabalho mapear os gêneros discursivos que constituíram o teste do 5º ano do Saeb e da Prova Brasil, de 2007, para analisar se o privilégio de determinados gêneros discursivos em detrimento de outros pode contribuir para a reprodução e manutenção de relações assimétricas de poder. Assim, para tratar dos conceitos de gênero discursivo e análise do discurso crítica, postulados básicos que orientam este trabalho, foram utilizadas as reflexões de Bakhtin, Marcuschi, Fairclough, Resende e Ramalho e Thompson. Para a coleta e análise dos dados, foi adotada a abordagem qualitativa recorrendo-se à análise documental. Os resultados da pesquisa mostraram que os gêneros mais recorrentes foram o conto e a história em quadrinhos, que pertencem a um mesmo domínio discursivo, o ficcional. Desta forma, ao priorizar alguns gêneros essa avaliação pode contribuir para que concepções hegemônicas sejam reproduzidas e mantidas, à medida que legitima determinados gêneros e, consequentemente, os discursos produzidos por eles.

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Biografía del autor/a

Patricia Andréa de Araújo Queiroz

Publicado

2013-04-30

Cómo citar

Queiroz, P. A. de A. (2013). Os gêneros discursivos no Saeb e na Prova Brasil de 2007. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(54), 142–169. https://doi.org/10.18222/eae245420131906

Número

Sección

Tema em Destaque - Medidas em Larga Escala, Estudos de Aprofundamento