Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades

Autores/as

  • Ivan Amaro

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245420131901

Palabras clave:

Avaliação Externa, Responsabilidade, Qualidade do Ensino, Prova Brasil

Resumen

O artigo discute as repercussões e as tensões geradas pelas avaliações externas em escolas municipais da Baixada Fluminense - RJ. A pesquisa se concentra na problemática do acesso, análise e compreensão dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, bem como de seus impactos nos sistemas e nas escolas. As análises preliminares, coletadas por entrevistas, apontam para a identificação de impactos na organização escolar e no trabalho pedagógico docente com características neotecnicistas, gerencialistas e reguladoras, o que é visto como preocupante. Apesar de nossa análise crítica, as avaliações externas também podem se revestir de possibilidades ancoradas no conceito de qualidade negociada.

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Biografía del autor/a

Ivan Amaro

Publicado

2013-04-30

Cómo citar

Amaro, I. (2013). Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(54), 32–55. https://doi.org/10.18222/eae245420131901

Número

Sección

Tema em Destaque - Medidas em Larga Escala, Estudos de Aprofundamento