Educational evaluation in brazil: academic articles from 1997 to 2018

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.8681

Keywords:

Educational evaluation, Large-scale evaluation, Educational policies

Abstract

This article aims to analyze the results and insights of a bibliographical survey of academic articles about educational evaluation published in Brazil, from 1997 to 2018, in journals classified as A1, A2, B1 and B2 (Qualis Periodicals 2013-2016). It presents a brief overview of similar studies, details the methodological approach and explores initial findings, highlighting trends in the field such as an increasing number of articles from mid-2000s onward, especially those dealing with large-scale assessment systems mainly those discussing different aspects of educational evaluation, which indicates a consolidation of educational evaluation of this field of knowledge.

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Author Biographies

Maria Helena de Aguiar Bravo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) com bolsa de estudos FAPESP. Mestra em Educação (2017), bacharel e licenciada em Pedagogia (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Trabalhou na Ação Educativa - Assessoria, pesquisa e informação de 2010 a 2012, na Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación (CLADE) de 2013 a 2015, realizou pesquisas em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) de 2013 a 2015 e atuou como assistente/bolsista de pesquisas na Fundação Carlos Chagas de 2015 a 2019. Atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) na FEUSP e desenvolve pesquisas e consultorias com foco em avaliação educacional, políticas públicas, planejamento e gestão da educação.

Raissa de Oliveira Chappaz, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Educação. Mestra em Educação (2015) e Licenciada em Pedagogia (2010) também pela Universidade de São Paulo. Tem experiência como pesquisadora na área de Educação, trabalhando com o desenvolvimento de pesquisa e com consultoria em projetos com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos temas de políticas de avaliação, currículo e avaliação de políticas públicas. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação Educacional (GEPAVE) da FE-USP, onde atua em pesquisas diversas, algumas delas desenvolvidas juntamente com organizações como Cenpec, Fundação Victor Civita e Fundação Lemann. Também trabalha como pedagoga no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), atuando na Diretoria Sociopedagógica com equipe multidisciplinar.

Luis Felipe Soares Serrao, British Council, São Paulo-SP, Brasil

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, além de Mestrado em Educação pela mesma universidade. Trabalhado na concepção, gestão e implementação de projetos, programas e pesquisas em educação, com especial dedicação ao tema de políticas educacionais, qualidade da educação, avaliação educacional e educação de adultos. Desde 2010 é membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Avaliação Educacional, da Universidade de São Paulo (SP), e, desde 2020, do Grupo de Estudos Gestão e Qualidade da Educação (GESQ), da PUC-RJ. Atuou na ONG Ação Educativa, prestou serviços para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e para a UNESCO; e desde 2017, é Gerente Sênior de Educação Básica do British Council no Brasil.

Paulo Henrique Arcas, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras-MG, Brasil

Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Trabalhou como professor em cursos de graduação e como professor de educação básica - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, ciclos, progressão continuada e avaliação externa. Trabalhou de abril de 2010 a dezembro de 2017 como consultor do Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación (IIPE) da UNESCO - Oficina Regional para América Latina (Buenos Aires). Desde 2019 é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras, lecionando disciplinas e realizando pesquisas na área de Política, Gestão e Avaliação Educacional.

Ocimar Munhoz Alavarse, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos-SP (1984). Mestre (2002) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como Orientador Educacional no Curso Supletivo Caaso, de 1985 a 1988, como Técnico de Desenvolvimento Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-São Paulo), de 1988 a 1994, e como Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, de 1995 a 2008. É professor, na Graduação e Pós-Graduação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave).

Cláudia Oliveira Pimenta, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo-SP, Brasil

Possui graduação em História (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994); Licenciatura Plena em História - Faculdades Associadas Ipiranga (1997); Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade de São Paulo. É Pesquisadora na Fundação Carlos Chagas, professora de História na rede estadual de ensino de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe). Atua, principalmente, nos seguintes temas: avaliação educacional, política educacional, gestão educacional e educação infantil.

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Published

2022-12-21

How to Cite

Bravo, M. H. de A., Chappaz, R. de O., Serrao, L. F. S., Arcas, P. H., Munhoz Alavarse, O., & Pimenta, C. O. (2022). Educational evaluation in brazil: academic articles from 1997 to 2018. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e08681. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8681

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Articles