Evaluation and results policies: conditioning of the coordinator's performance

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7624

Keywords:

Evaluation of School Performance , Educational Policy , Pedagogical Coordinator , Teacher Training

Abstract

This article provides pieces of a doctoral research aimed to know and analyze the formative practices employed by pedagogical coordinators of public schools of the state school system in the city of São Paulo. The study used 402 coordinators from elementary and high schools as subjects. Mixed methods (survey, observation and narrative interview) were used as methodological procedures allowing the combination of quantitative and qualitative methods in the research. Among other aspects, the study revealed that the political demands to achieve goals and results in the evaluations influence the pedagogical coordinator performance in the school and condition the teacher training actions.

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Author Biographies

Jeanny Meiry Sombra Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil

Doutora em Psicologia da Educação (PUC-SP), Mestre em Letras (Mackenzie), especialista em ensino de Língua Portuguesa (Unicamp) e em Designer Instrucional (Federal de Itajubá). Trabalhou como coordenadora de núcleo pedagógico SEE-SP e gestora de projetos de cursos a distância na Escola de Formação de Professores EFAP/SEE-SP. Atualmente é professora de pós-graduação, ministrando diferentes cursos na área de Educação. Desenvolve conteúdos para cursos EaD e atividades de monitoria e tutoria no Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores PUCSP. Tem dez anos de experiência no campo da formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de coordenadores, formação de gestores, estratégias de ensino, currículo, avaliação, competência leitora e escritora e formação de tutores e professores EaD.

 

Laurinda Ramalho Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil

Cursou Pedagogia e especialização em Orientação Educacional na USP; Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concluindo o doutorado em 1992. Atuou como professora, orientadora educacional, diretora e supervisora na Rede Pública Estadual e em órgãos centrais da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente é docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É lider do Grupo de Pesquisa Bases da Psicologia na Educação, no CNPq Em seu Curriculo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da Produção Cientifica são: Formação de Professores, Ensino-Aprendizagem, Psicologia da Educação, Ensino Fundamental, Ensino Público, Coordenação Pedagógica Educacional, Relações Interpessoais, Abordagem Centrada na Pessoa e Psicogenética Walloniana.

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Published

2020-12-01

How to Cite

Sombra Silva, J. M., & Almeida, L. R. (2020). Evaluation and results policies: conditioning of the coordinator’s performance. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(78), 651–673. https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7624