A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade

Authors

  • Sandra Regina Soares

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245520132725

Keywords:

Formação de Professores, Pesquisa como Princípio Formativo, Processo de Ensino- Aprendizagem

Abstract

Este texto apresenta reflexões sobre experiências de ensino com pesquisa, em curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública. As experiências envolveram, entre outras ações, problematização da realidade e definição dos objetivos e questões de pesquisa; construção coletiva do instrumento de coleta de dados; trabalho de campo em escolas públicas; construção de relatório. A análise evidencia que assumir a pesquisa como norteadora da formação profissional implica trabalhar elementos cognitivos e afetivos/ relacionais, bem como promover mudanças de atitude dos envolvidos, em um processo de aprender a aprender e de aprender a ser pessoa e professor.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-08-31

How to Cite

Soares, S. R. (2013). A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(55), 224–245. https://doi.org/10.18222/eae245520132725

Issue

Section

Outros Temas