O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae214720102465Keywords:
Formação de professores, Pesquisadores, Pedagogia, Ensino superiorAbstract
O artigo trata de um estudo em desenvolviemnto sobre a pesquisa como conteúdo currícular dos cirsos de formação de professores para as educação básica no Brasil, em especial os de pedagogia, no contexto das políticas governamentais e das reformas edicacionais iniciadas na década de 1990. O trabalho aponta algumas caracteristicas socioeconômicas e culturais dos estudantes que almejam se tornar professores do ensino fundamental no país e discute a introdução da pesquisa nos currrículos de pedagogia, contrastando o modo como ela é apresentada nos documentos oficiais com as conce~ções sustentadas pelos autores de referência deste tema. O texto apresenta dados qualitativos obtidos em discussões realizadas num grupo focal com estudantes concluintes do curso de pedagogia a rspeito da experiência de envolvimento com a pesquisa no contexto de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A autora conclui com algumas reflexões acerca da necessidade de levar em cinsideração tanto ps aspectos subjetivos como as caracteristicas socioculturais dos alunos na análise a respeito da importancia (ou não) da pesquisa nos cursos de formação inicial de professores.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).