Fatores que dificultam a transformação da avaliação na escola

Authors

  • Patrícia Góis Bonesi
  • Nadia Aparecida de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173420062120

Keywords:

Avaliação Da Aprendizagem, Prática Pedagógica, Formação Docente

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo identificar os fatores que dificultam a prática avaliativa no interior da escola. O estudo criterioso dos dados coletados, em confronto com o referencial teórico, possibilitou constatar que os professores: a) têm grande dificuldade em diferenciar a avaliação da aprendizagem das ações de testar e medir, o que transforma o processo avaliativo em um momento estanque e frenador do processo ensino-aprendizagem; b) apresentam grande dificuldade em compreender a avaliação da aprendizagem em uma perspectiva diagnóstico-formativa, mas a mantém restrita a uma prática classificatória e sentenciosa, que pouco contribui para a progressão continuada do aluno na apropriação do saber; c) têm grande dificuldade em atuar coletivamente, respeitando as individualidades e balizando suas ações e intervenções pedagógicas nas necessidades e dificuldades manifestas pelos alunos; d) necessitam aprofundar-se teoricamente na temática, para melhor orientar as novas formas de avaliar, tornando o ato de avaliar mais participativo e dinâmico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patrícia Góis Bonesi

Nadia Aparecida de Souza

Published

2006-08-30

How to Cite

Bonesi, P. G., & Souza, N. A. de. (2006). Fatores que dificultam a transformação da avaliação na escola. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(34), 129–154. https://doi.org/10.18222/eae173420062120

Issue

Section

Articles