Propostas para mensurar o grau de não-casualidade em avaliações objetivas
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183620072102Keywords:
Acerto Casual, Provas Objetivas, AvaliaçãoAbstract
Neste texto são introduzidos três índices para avaliar o grau de não-casualidade em provas compostas unicamente por questões objetivas de múltipla escolha. Esse tipo de prova é largamente utilizado em concursos de todo tipo, sendo que uma das principais utilizações se dá em vestibulares, ou seja, em concursos destinados aos candidatos a vagas nas universidades brasileiras, sejam elas públicas ou privadas. Em provas objetivas, o número de acertos casuais pode ser previsto pelo Modelo Probabilístico Binomial significando que, mesmo para alunos que respondam todas as questões a esmo, existe um número esperado de acertos. A título de ilustração serão utilizados os resultados dos últimos oito anos do concurso vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados mostram que os índices são indicadores capazes de medir a distância do número de acertos do grupo de vestibulandos em relação ao número esperado de acertos casuais.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0) license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).