Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae214620102013Keywords:
Relações Escola-Família, Escolas Públicas, Rendimento Escolar, Alunos, DesempenhoAbstract
Este texto é resultado de uma pesquisa que investigou especificidades associadas ao contexto familiar, que contribuem para que alunos de escolas públicas tenham desempenhos bastante variados, e o impacto agregado desses fatores nos estabelecimentos de ensino. A referência teórica encontra-se na literatura sobre o efeito das escolas e a eficácia escolar, e a relação família/escola. Os dados provêm de uma pesquisa do tipo painel longitudinal com 1194 estudantes do ensino fundamental, de sete instituições públicas de Belo Horizonte, que foram testados em Língua Portuguesa e Matemática, em três ocasiões, e que responderam aos questionários. Os pais de 38 alunos, selecionados de acordo com o desempenho dos filhos nos testes, foram entrevistados, assim como alguns profissionais das escolas, e os dados quantitativos e qualitativos analisados de forma integrada com auxílio da informática. Os resultados mostraram atitudes familiares que contribuem para a estratificação escolar, mas as instituições não são meras reprodutoras dos inputs familiares. Algumas, com maior prestígio, reconhecem que foram escolhidas e se esforçam para manter a reputação alcançada, trabalhando para que os estudantes tenham bons resultados.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0) license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).