Contribuições da Análise Envoltória de Dados em estudos sobre eficácia escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.9103

Palavras-chave:

Análise dos Dados, Eficácia da Educação, Qualidade da Educação

Resumo

Neste artigo foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando os descritores “Data Envelopment Analysis” AND “School Effectiveness” para investigar como a Análise Envoltória de Dados tem sido empregada em estudos sobre eficácia escolar. Foram selecionados dez artigos, mediante buscas nas bases de dados Scopus e Web of Science, entre 2010 e 2019. Como resultados, observaram-se a predominância da abordagem VRS output-oriented e a opção pela realização de procedimentos em dois estágios, que utilizam técnicas de regressão para complementar os resultados obtidos. Ademais, não houve uma conclusão equânime acerca dos fatores de maior influência no desempenho das unidades, o que pode ser reflexo da diversidade de realidades, culturas e populações investigadas nos estudos mapeados.

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Biografia do Autor

Denilson Junio Marques Soares, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Licenciado em Matemática e Mestre em Estatística Aplicada e Biometria (UFV). Doutorando em Educação (UFES). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Piumhi, Brasil.

Talita Emidio Andrade Soares, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na linha de pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa e em Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física e do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

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Publicado

08-09-2022

Como Citar

SOARES, D. J. M.; SOARES, T. E. A.; DOS SANTOS, W. Contribuições da Análise Envoltória de Dados em estudos sobre eficácia escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, p. e09103, 2022. DOI: 10.18222/eae.v33.9103. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/9103. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos