Avaliação em tempos de pandemia: oportunidade de recriar a escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8274

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Currículo, Covid-19, Escola Pública

Resumo

Recorrendo a contribuições de estudos que se voltaram a mapear a situação educacional em municípios e estados brasileiros, no contexto da Covid-19, bem como a artigos acadêmicos que tratam de avaliação educacional, no referido cenário, neste artigo exploram-se possíveis percursos a serem percorridos no retorno às atividades presenciais, especialmente aqueles atinentes a avaliação e currículo. Tendo como horizonte o compromisso de promover uma educação de qualidade para todos, discutem-se caminhos que possibilitem recriar a escola pública, que se expressem em novos modos de ocupação do espaço e do tempo escolar, com potencial de enfrentar a histórica e brutal desigualdade econômica, social e educacional que saltou aos olhos de todos com a adoção do “ensino remoto”, por redes e escolas, em 2020.

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Biografia do Autor

Cláudia Oliveira Pimenta, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo-SP, Brasil

Possui graduação em História (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), graduação em Licenciatura Plena em História - Faculdades Associadas Ipiranga (1997), Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora de História na rede estadual de São Paulo. Atua, principalmente, nos seguintes temas: política educacional, avaliação educacional, gestão educacional, educação infantil.

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975), mestrado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: politica educacional, avaliação educacional, avaliação escolar e ensino.

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Publicado

08-09-2021

Como Citar

Pimenta, C. O., & Sousa, S. Z. (2021). Avaliação em tempos de pandemia: oportunidade de recriar a escola. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08274. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8274

Edição

Seção

Seção Temática: Educação em Tempos de Pandemia

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