Letramento e avaliação em tempos de covid-19: uma análise com estudantes da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8265

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos , Avaliação, Letramento Digital , Ensino pela Internet

Resumo

O estudo toma como objeto de análise o acesso ao ensino remoto de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de ensino médio, instalado em função da covid-19, e correlaciona práticas de letramento e avaliação. O material empírico foi produzido por meio de observação do grupo de WhatsApp da turma, meio de comunicação nas atividades pedagógicas não presenciais. Tomam-se como referência estudos sobre letramento, avaliação e tecnologia, para a análise das práticas de letramento e de como nelas se engendra a avaliação escolar. Os resultados mostram que nas práticas de letramento se encontram tensionadas as razões de vida de estudantes da EJA e as lógicas escolares, sobressaindo nessas lógicas os aspectos regulatórios e predominando uma avaliação técnica e somativa, em detrimento dos aspectos formativos.

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

Silva, M. S. da, Souza, M. C. R. F. de, & Mendes Netto, C. (2021). Letramento e avaliação em tempos de covid-19: uma análise com estudantes da EJA . Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08265. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8265

Edição

Seção

Seção Temática: Educação em Tempos de Pandemia