Avaliação educacional nas graduações tecnológicas: desafios durante a pandemia

Autores

  • Alcides Barrichello Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo-SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1531-3651
  • Roberto Kanaane Centro Paula Souza (CPS), São Paulo-SP, Brasil
  • Sergio Pamboukian Centro Paula Souza (CPS), São Paulo-SP, Brasil
  • Lucileila do Rosário Queiroz Centro Paula Souza (CPS), São Paulo-SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2677-7462

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8254

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Instrumentos de Avaliação, Ensino Profissional, Formação Profissional

Resumo

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, procura refletir sobre os métodos avaliativos utilizados antes e durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia de covid-19, utilizando uma rede pública de instituições de ensino superior profissional do estado de São Paulo como objeto de estudo. A partir do referencial teórico e do questionário enviado aos docentes e gestores da rede, a percepção dos respondentes acerca da avaliação do processo de aprendizagem dos alunos das graduações tecnológicas, em comparação a procedimentos utilizados antes das medidas de isolamento, sugere a necessidade de revisão sobre a prevalência de conteúdos a serem avaliados e reflexão sobre a mensuração dos resultados esperados dos alunos de cursos superiores de educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, Anthone M. Magalhães; GONZALEZ, Wania R. Coutinho. Educação profissional e tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à Conae 2014. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 92, p. 719-742, jul./set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300009

ALEXANDRE, Marie. La rigueur scientifique du dispositif méthodologique d’une étude de cas multiple. Recherches Qualitatives, v. 32, n. 1, p. 26-56, 2013. DOI: https://doi.org/10.7202/1084611ar

BEZERRA, Kelianny Pinheiro; COSTA, Kalidia Felipe de Lima; OLIVEIRA, Lucidio Clebeson de; FERNANDES, Amélia Carolina Lopes; CARVALHO, Francisca Patrícia Barreto de; NELSON, Isabel C. A. de Sousa Rosso. Ensino remoto em universidades públicas estaduais: o futuro que se faz presente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e359997226, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7226

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 5/2020. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 dez. 2020.

CASALI, Alípio. Fundamentos para uma avaliação educativa. In: CAPPELLETTI, Isabel F. Avaliação da aprendizagem: discussão de caminhos. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2007. p. 9-26.

CHAGAS, Joselito Moreira. Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de Engenharia. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Guaratinguetá, SP, 2020.

CHAGAS, Joselito Moreira; PERRENOUD CHAGAS, Renata Lucia Cavalca; SILVA FILHO, Roberto Lobo. As mudanças nas IES trazidas pela pandemia 2020. ResearchGate. 2020. Preprint. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344381049_As_mudancas_nas_IES_trazidas_pela_Pandemia_2020. Acesso em: 30 jan. 2021.

EISENHARDT, Kathleen M. Building theories from case study research. The Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, Oct. 1989. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1989.4308385

GARCIA, Joe; GARCIA, Nicolas Fish. Impactos da pandemia de Covid-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. Eccos Revista Cientifica, São Paulo, n. 55, e18870, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18870. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18870

GUSSO, Helder Lima; ARCHER, Aline Battisti; LUIZ, Fernanda Bordignon; SAHAO, Fernanda Torres; LUCAS, Gabriel Gomes de; HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; PANOSSO, Mariana Gomide; KIENE, Nadia; BELTRAMELLO, Otavio; GONÇALVES, Valquíria Maria. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 41, e238957, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/es.238957

HODGES, Charles B.; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barbara B.; TRUST, Torrey; BOND, M. Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Louisville, v. 55, n. 2, p. 1-8, mar. 2020.

JÄRVENSIVU, Timo; TÖRNROOS, Jan-Åke. Case study research with moderate constructionism: conceptualization and practical illustration. Industrial Marketing Management, v. 39, n. 1, p. 100-108, jan. 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2008.05.005

KUBO, Olga Mitsue; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 5, p. 123-132, abr./jul. 2001. DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v5i1.3321

LIMA, Madalena Martins; CADENASSI, Sílvia Borba Zandoná. Avaliação: um caminho para a superação das dificuldades no processo ensino-aprendizagem. In: PARANÁ. Secretatia de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Curitiba: SEED/PR, 2012. p. 1-20. (Cadernos PDE, v. 1).

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MERRIAM, Sharam B. Case studies as qualitative research. In: MERRIAM, Sharam B. Qualitative research and case study applications in education. 2. ed. rev. California: Jossey-Bass, 1998. p. 26-43.

OLIVEIRA, Eleilde de Sousa; FREITAS, Tatiane Cantanhede; SOUSA, Marliane Ribeiro de; MENDES, Nilteane C. da Silva Gomes Mesquita; ALMEIDA, Tiago dos Reis; DIAS, Luciana Cutrim; FERREIRA, Aline Larissa Mota; FERREIRA, Ana Paula Mota. A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela Covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 52860-52867, jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-799

OLIVEIRA, Hudson do Vale de; SOUZA, Francimeire Sales de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (Covid-19). Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020. DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.3753654.

REGUEIRO, Eloisa Maria Gatti; VASCONCELOS, Elaine Cristina Leme Mateus de; GONÇALVES, Adriana da Costa; FIGUEIREDO, Marisa Maia Leonardi; VASCONCELOS, Everaldo Encide de; BELLUZZO, Simone de Souza. Ensino mediado por tecnologias no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá durante o período de pandemia da Covid-19. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, Ribeirão Preto, SP, v. 1, n. 1, p. 107-119, 2020. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:pYAaRaSut_IJ:https://periodicos.baraodemaua.br/index. php/cse/article/download/36/24+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 4 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.56344/2675-4827.v1n1a20207

REIMERS, Fernando M.; SCHLEICHER, Andreas. A framework to guide an education response to COVID-19 pandemic of 2020. Paris: OCDE, 2020. Disponível em: https://globaled.gse.harvard.edu/files/geii/files/framework_guide_v2.pdf. Acesso em: 5 jan. 2021.

TELES, Gabriela; SOARES, Deyse M. Romualdo; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. Docência e tecnologias digitais na formação de professores: planejamento e execução de aulas por licenciandos. Brazilian Journal of Technology, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 73-84, abr./jun. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJT/article/view/9459. Acesso em: 25 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.38152/bjtv3n2-001

WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. World health statistics 2020: monitoring health for the sustainable development goals – SDGs. Geneva: WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/gho/publications/world_health_statistics/2020/EN_WHS_2020_TOC.pdf?ua=1. Acesso em: 7 jan. 2021.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

29-11-2021

Como Citar

Barrichello, A., Kanaane, R., Pamboukian, S., & Queiroz, L. do R. (2021). Avaliação educacional nas graduações tecnológicas: desafios durante a pandemia. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08254. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8254

Edição

Seção

Seção Temática: Educação em Tempos de Pandemia