Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes

Autores

  • Roberto Carlos Ramos Universidade Católica de Moçambique (UCM), Lichinga-Niassa, Moçambique https://orcid.org/0000-0002-3972-7528
  • Dirléia Fanfa Sarmento Universidade La Salle, Canoas-RS, Brasil
  • Jardelino Menegat Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis-RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4003-8882

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8170

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensinos Fundamental e Médio, Ensino Remoto

Resumo

O artigo focaliza as concepções e as práticas de professores sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia de covid-19. Participaram do estudo de caso 77 professores que atuam nos ensinos fundamental e médio de um colégio da rede privada. As respostas ao questionário, disponibilizado on-line por meio da ferramenta Google Forms, foram categorizadas com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados do estudo são: a flexibilidade para se adaptar às demandas do ensino remoto, a mudança nas concepções docentes e a busca por estratégias diferenciadas de avaliação, a dificuldade da observação e do acompanhamento individual de cada estudante, o atraso ou não devolução de trabalhos avaliativos propostos e a necessidade de formação continuada.

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Biografia do Autor

Roberto Carlos Ramos, Universidade Católica de Moçambique (UCM), Lichinga-Niassa, Moçambique

Doutor em Educação e em estágio pós-doutoral pela Universidade La Salle (Canoas/Brasil). Professor convidado da Universidade Católica de Moçambique (África). Pesquisador do CNPq.

Dirléia Fanfa Sarmento, Universidade La Salle, Canoas-RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Pós-doutora em Educação pela Universidade do Algarve (Algarve/Portugal). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro/Brasil). Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade La Salle (Canoas/Brasil). Pesquisadora do CNPq.

 

Jardelino Menegat, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis-RJ, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Canoas/Brasil). Doutor em Administração pela Universidad de la Empresa, do Uruguai. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Católica de Petrópolis (Rio de Janeiro/Brasil). Pesquisador do CNPq.

 

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

Ramos, R. C., Sarmento, D. F., & Menegat, J. (2021). Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes: . Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08170. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8170

Edição

Seção

Seção Temática: Educação em Tempos de Pandemia

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