A face oculta da avaliação em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6816

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Angola, Avaliação Somativa.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar e compreender as práticas presentes nos processos da avaliação da aprendizagem em Angola. A pesquisa foi realizada com professores e alunos de duas escolas secundárias da província de Cabinda. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas, observações e análise de documentos. A pesquisa evidencia que, apesar de os professores adotarem conceitos mais contemporâneos sobre avaliação, predominam na prática cotidiana as avaliações somativas em que as provas são também utilizadas como forma de controle da disciplina. Os dados mostram a permanência, nas escolas pesquisadas, de práticas de avaliação que envolvem a troca de notas por dinheiro, embora, por diferentes razões, essas práticas estejam diminuindo.

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Biografia do Autor

Miguel Boa Isabel, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Lucíola Licínio Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Doutorado e pós-doutorado no Departamento de Sociologia do Instituto de Educação da Universidade de Londres e estágio sênior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tenho pesquisado, publicado e orientado teses e dissertações no campo do currículo, formação e trabalho docente, bem como das políticas públicas implementadas nesses campos. Professora titular aposentada da FAE/UFMG e, atualmente, professora permanente do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição.

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa-MG, Brasil

Professora Associada/UFV; Doutora em Educação/ UFSCar e UP/ Porto, Portugal; Pós-doutora/FaE/UFMG. Temas de pesquisa: formação de professores; avaliação e trabalho/condições de trabalho docente.

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Publicado

05-11-2020

Como Citar

Isabel, M. B., Santos, L. L., & Ferenc, A. V. F. (2020). A face oculta da avaliação em Angola. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(77), 446–471. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6816

Edição

Seção

Artigos