Dimensionalidade e escala de proficiência em uma prova interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5324Palavras-chave:
Teoria da Resposta ao Item, Escala de Avaliação, Análise Fatorial, Vestibular.Resumo
O artigo apresenta uma análise da dimensionalidade da prova de conhecimentos gerais do vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e consolida a construção de uma escala em uma prova que inclui itens associados às diferentes disciplinas integrantes do currículo do ensino médio no Estado de São Paulo. Embora a prova seja interdisciplinar, esse estudo mostra a viabilidade de se adotar uma medida unidimensional pela teoria da resposta ao item. Além disso, por meio de uma análise fatorial de informação completa, foi possível identificar quais habilidades e competências a prova está medindo. Os fatores que mais se destacaram foram o raciocínio lógico, a proficiência em Língua Inglesa e o conhecimento em Humanidades.
Downloads
Referências
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION; AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION; NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION. Standards for educational and psychological testing. Washington, DC: American Educational Research Association, 2014.
ANDRADE, D. F.; TAVARES, H. R.; VALLE, R. C. Teoria da resposta ao item: conceitos e aplicações. São Paulo: Associação Brasileira de Estatística, 2000.
BARBETTA, P. A.; TREVISAN, L. M. V.; TAVARES, H. R.; AZEVEDO, T. C. A. M. Aplicação da teoria da resposta ao item uni e multidimensional na análise da prova de conhecimentos gerais do vestibular da Unesp. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 280-302, jan./abr. 2014.
BEATON, A. E.; ALLEN, N. L. Interpreting scales through scale anchoring. Journal of Educational Statistics, Washington, v. 17, n. 2, p. 191-204, June 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília, 2000. Disponível em: portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/sebeducacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211. Acesso em: 7 dez. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para educação básica. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica2013-pdf/file. Acesso em: 7 dez. 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matrizes e escalas. Brasília, 2015. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/escalas-de-proficiencia. Acesso em: 26 set. 2018.
CAI, L.; HANSEN, M. Limited-information goodness-of-fit testing of hierarchical item factor models. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, Leicester, UK, v. 66, n. 2, p. 245-276, May 2013.
CHALMERS, P. Mirt: a multidimensional item response theory package for the R Environment. Journal of Statistical Software, Innsbruck, Austria, v. 48, n. 6, p. 1-29, May 2012. Disponível em:
www.jstatsoft.org/v48/i06/. Acesso em: jun. 2015.
CHALMERS, P. Package mirt: multidimensional item response theory. Version 1.25. 2017. Disponível em: http://cran.r-project.org/web/packages/mirt/mirt.pdf. Acesso em: set. 2017.
CHEN, W. H.; THISSEN, D. Local dependence indexes for item pairs using item response theory. Journal of Educational and Behavioral Statistics, Washington, v. 22, n. 3, p. 265-289, Sept. 1997.
COELHO, E. C. Teoria da resposta ao item: desafios e perspectivas em exame multidisciplinar. 2014. 189 f. Tese (Doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
KOLEN, M. J.; BRENNAN, R. L. Test equating, scaling, and linking: methods and practices. New York: Springer, 2004.
GARRIDO, L. E.; ABAD, J. A.; PONSODA, V. A new look at horn’s parallel analysis with ordinal variables. Psychological Methods, Washington, v. 18, n. 4, p. 454-474, Oct. 2013.
GOMES, D. E. Avaliação pedagógica para uma escala única do Enem. 2018. Dissertação (Mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
OLSSON, U.; DRASGOW, F. E.; DORANS, N. The polyserial correlation coefficient. Psychometrika, Switzerland, v. 47, n. 3, p. 337-347, Sept. 1982.
PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
QUARESMA, E. S. Modelagem para construção de escalas avaliativas e classificatórias em exames seletivos utilizando teoria da resposta ao item uni e multidimensional. 2014. 187 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2014.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing, 2017. Disponível em: www.r-project.org. Acesso em: set. 2017.
RECKASE, M. Multidimensional item response theory. New York: Springer, 2009.
REVELLE, W. An introduction to psychometric theory with applications in R. FreeTextbookList.com. 2017a. Disponível em: http://personality-project.org/r/book/. Acesso em: 8 set. 2017.
REVELLE, W. Psych: procedures for psychological, psychometric, and personality Research. R package version 1.7.5. 2017b. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=psych. Acesso em: 8 set. 2017.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo. Ciências da Natureza e suas tecnologias. Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. São Paulo, 2011a. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/235.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo. Ciências Humanas e suas tecnologias. Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. São Paulo, 2011b. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/236.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. São Paulo, 2011c. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo. Matemática e suas tecnologias. São Paulo, 2011d. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/ documentos/238.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.
SCHILLING, S. G. The role of psychometric modeling in test validation: an application of multidimensional item response theory. Measurement: Interdisciplinary Research & Perspective, Philadelphia, USA, v. 5, n. 2, p. 93-106, Aug. 2009.
THIMOTY, A. B. Confirmatory factor analysis for applied research. 2. ed. New York: The Guilford Press, 2015.
VAN DER LINDEN, W. J. Handbook of item response theory. Volume one: models. New York: CRC Press, 2016.
VIEIRA, N. A. As provas das quatro áreas do Enem vista como prova única na óptica de modelos da teoria da resposta ao item uni e multidimensionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https:// pergamum.ufsc.br/pergamum/biblioteca/index.php. Acesso em: 23 jul. 2017.
WEAKLIEM, D. L. A critique of the bayesian information criterion for model selection. Sociological Methods & Research, London, v. 27, n. 3, p. 359-97, Feb. 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).