Sistemas de avaliação da educação superior em Portugal e Brasil

Autores

  • Edilene Rocha Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife-PE, Brasil
  • Manuela Esteves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa), Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5200

Palavras-chave:

Sistemas de Avaliação, Educação Superior, Currículo, Formação Inicial do Professor

Resumo

O artigo apresenta um estudo comparado entre Portugal e Brasil sobre os sistemas de avaliação da educação superior e suas influências nos currículos de formação inicial de professores. Utilizou-se a metodologia qualitativa para analisar como os sistemas de avaliação constituem referencial básico para os processos de regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria da qualidade e valorização das identidades institucionais. Os resultados indicam que o processo de avaliação externa tem influenciado os currículos, pois destacam os aspectos positivos e os pontos fortes dos cursos, reforçando concepções e práticas curriculares atuais. Conclui-se que os processos de regulação e supervisão, ao referenciarem os resultados da avaliação externa que valorizam as identidades institucionais, criam estratégias políticas para que a gestão institucional assuma a responsabilização e prestação de contas pela melhoria da qualidade da formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Edilene Rocha Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife-PE, Brasil

Pós-doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa), Doutorada em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Líder do Grupo de Pesquisa Formação Integral e Cidadania IFPE/CNPq.

Manuela Esteves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa), Lisboa, Portugal

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Professora Auxiliar Aposentada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) e Colaboradora no Programa de Doutoramento e Pós-doutoramento em Educação. Investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), Grupo de Currículo e Formação de Professores.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Guimarães, E. R., & Esteves, M. (2018). Sistemas de avaliação da educação superior em Portugal e Brasil. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 596–630. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5200

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