O efeito retroativo de um exame de proficiência para professores

Autores

  • Rodrigo Nascimento de Queiroz Universidade Federal do Acre (Ufac), campus Floresta – Cruzeiro do Sul-AC, Brasil; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto-SP, Brasil
  • Douglas Altamiro Consolo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4547

Palavras-chave:

Formação de Professores, Língua Inglesa, Proficiência Linguístico-Comunicativo-Pedagógica, Exame de Proficiência

Resumo

O presente artigo aborda questões relativas ao efeito retroativo em torno da experiência durante a aplicação do Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (EPPLE). O debate está ancorado nos seguintes princípios: a) a avaliação no ensino e aprendizagem de línguas; b) a proficiência linguístico-comunicativo-pedagógica (PLCP) de professores de línguas; e c) as experiências materializadas como efeitos retroativos na prática avaliativa. A abordagem qualitativa auxilia na interpretação das narrativas de dois professores de Língua Inglesa (LI). A análise interpretativa dos aspectos discursivos indica que os impactos possibilitam o resgate da consciência reflexiva inter-relacionada com as memórias da formação profissional, assim tornando a experiência concreta e válida para o processo de socialização dos conhecimentos específicos do contexto pedagógico de professores de LI.

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Biografia do Autor

Rodrigo Nascimento de Queiroz, Universidade Federal do Acre (Ufac), campus Floresta – Cruzeiro do Sul-AC, Brasil; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto-SP, Brasil

Área: Língua Inglesa

Douglas Altamiro Consolo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto-SP, Brasil

Departamento de Letras Modernas

Área: Linguística Aplicada

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Queiroz, R. N. de, & Consolo, D. A. (2021). O efeito retroativo de um exame de proficiência para professores. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 832–857. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4547

Edição

Seção

Artigos