Conhecimento e uso de indicadores educacionais no município do Rio de Janeiro

Autores

  • Diana Gomes da Silva Cerdeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Ana Pires do Prado Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Mayara de Oliveira Tavares Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Marcio da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4104

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, Avaliação da Educação, Formação Continuada, Gestão Escolar.

Resumo

O objetivo do artigo é descrever e analisar os resultados de uma pesquisa em que buscávamos saber se havia relação entre o conhecimento técnico sobre as avaliações em larga escala e o uso efetivo dos indicadores por elas produzidos. Articulamos abordagem qualitativa – grupos focais e observação sistemática no âmbito de um curso de formação para gestores escolares – e quantitativa – web survey realizado com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de escolas da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. Nosso principal argumento é que a ampliação do conhecimento sobre os sistemas de avaliação em larga escala tende a reduzir as resistências e permitir que as equipes de gestão escolar incorporem os dados como orientadores de suas ações práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Gomes da Silva Cerdeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ana Pires do Prado, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mayara de Oliveira Tavares, Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Marcio da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Referências

ALMEIDA, A. B. As políticas públicas de avaliação e a prática docente: percepções dos professores dos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. 2013. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

AMARO, I. Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 32-55, jan./abr. 2013.

ARCAS, P. H. Implicações da progressão continuada e do SARESP na avaliação escolar: tensões, dilemas e tendências. 2009. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

BARROSO, J. Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta, 2005.

BAUER, A.; PIMENTA, C. O.; HORTA NETO, J. L.; SOUSA, S. Z. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 62, p. 326-352, maio/ago. 2015.

BENGIO, M. da C. O trabalho dos agentes de acompanhamento da gestão escolar (AAGEs) no cotidiano das escolas estaduais em Duque de Caxias. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

BERLINER, D. C. Exogenous variables and value added assessments: a fatal flaw. Teachers College Record, New York, v. 116, n. 1, 2014.

BONAMINO, A.; SOUZA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.

BROOKE; CUNHA, M. A. A. A avaliação em larga escala como instrumento de gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, v. 2, p. 3-64, 2011.

CARVALHO, C. P.; OLIVEIRA, A. C. P.; LIMA, M. F. M. Avaliações externas: tensões e desafios para a gestão escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 59, p. 50-76, set./dez. 2014.

CERDEIRA, D. Apropriações e usos de políticas de avaliação e responsabilização educacional pela gestão escolar. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

CERDEIRA, D. G. S. A recepção das políticas de avaliação externa pelos gestores escolares: uma análise dos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO – ANPAE, 26., 2013, Recife. Anais... Recife, 2013. Disponível em:<http://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/DianaGomesdaSilvaCerdeira- ComunicacaoOral-int.pdf>. Acesso em: 15 maio 2016.

CERDEIRA, D. G. S., ALMEIDA, A. B. de. Os efeitos da política de avaliação e responsabilização educacional na rede pública do Rio de Janeiro. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais... Goiânia, 2013. (GT 14- Sociologia da Educação). Disponível em:<http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt14_trabalhos_pdfs/gt14_3062_texto.pdf>. Acesso em: 15 maio 2016.

CERDEIRA, D. G. S.; ALMEIDA, A. B.; COSTA, M. Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 198-225, jan./abr. 2014.

DALY, A. J. Data, dyads, and dynamics: exploring data use and social networks in educational improvement. Teachers College Record, New York, v. 114, n. 11, nov. 2012.

DIAMOND, J. B; SPILLANE, J. P. High-stakes accountability in urban elementary schools: challenging or reproducing inequality? Teachers College Record, New York, v. 106, n. 6, p. 1145-1176, jun. 2004.

FERNANDES, N. da S.; SOARES, T. M.; PENA. A. C.; CUNHA, I. C. O conhecimento do professor em avaliação educacional e a proficiência do aluno. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 21, n. 47, p. 569-590, set./dez. 2010.

GORARD, S. Serious doubts about school effectiveness. British Educational Research Journal, London, v. 36, n. 5, p. 745-766, 2010.

HOLLOWAY-LIBEL, J.; AMREIN-BEARDSLEY, A. “Truths” devoid of empirical proof: underlying assumptions surrounding value-added models in teacher evaluation. Teachers College Records, New York, 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/282914755>. Acesso em: set. 2017.

JENNINGS, J. The effects of accountability system design on teachers’ use of test score data. Teachers College Record, New York, v. 114, nov. 2012.

KORETZ, D.; JENNINGS, J. The misunderstanding and use of data from educational tests. The process of data use. A meeting at the Spencer Foundation. Chicago: Spencer Foundation, 2010.

KOSLINSKI, M. C.; LOPES, K. C.; ANDRADE, F. M.; PORTELA, C. Políticas de responsabilização educacional: modelos possíveis e uma análise preliminar da política do Rio de Janeiro. In: CAVALIERE, A. M.; SOARES, A. J. G. (Org.). Educação pública no Rio de Janeiro: novas questões à vista. Rio de Janeiro: Mauad, 2015. p. 177-212.

LANDAHL, J.; LUNDAHL, C. (Mis)trust in numbers: shape shifting and directions in the modern history of data in Swedish educational reform. In: LAWN, M. (Org.). The rise of data in education systems: collection, visualization and use. Oxford: Symposium Books, 2013. p. 57-78.

LAWN, M. The internationalisation of education data: exhibitions, tests, standards and associations. In: LAWN, M (Org.). The rise of data in education systems: collection, visualization and use. Oxford: Symposium Books, 2013. p. 11-26.

MANDINACH E. B.; GUMMER, E. S. A systemic view of implementing data literacy in educator preparation. American Educational Research Journal, Washington, DC, v. 42, n. 1, p. 30-37, 2013.

MARSH, J. A. Interventions promoting educators’ use of data: research insights and gaps. Teachers College Record, New York, v. 114, nov. 2012.

MENDONÇA, E. F. Estado patrimonial e gestão do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 22, n. 75, p. 84-108, ago. 2001.

MORAIS, A. G. Políticas de avaliação da alfabetização: discutindo a Provinha Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 551-572, set./dez. 2012.

MOREIRA NETO, J. G. Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, p. 407-431, set./dez. 2008.

ROSISTOLATO, R.; PRADO, A. P. As avaliações externas de aprendizagem e o mundo ordinário da escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36, 2013, Goiânia. Anais… Goiânia, 2013. (GT 14 – Sociologia da Educação). Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt14_trabalhos_pdfs/gt14_3159_texto.pdf>. Acesso em: 15 maio 2016.

ROSISTOLATO, R.; PRADO, A.; FERNANDEZ, S. J. Cobranças, estratégias e ‘jeitinhos’: avaliações em larga escala no Rio de Janeiro. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 59, p. 78-107, set./dez. 2014.

ROSISTOLATO, R.; VIANA, G. Os gestores educacionais e a recepção dos sistemas externos de avaliação no cotidiano escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, Ahead of print, p. 1-16, abr. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/2013nahead/aop1039.pdf>. Acesso em: 10 maio 2013.

SILVA, V. G.; GIMENES, N. A. S.; MORICONI, G. M; LOUZANO, P. Uso da avaliação externa por equipes gestoras e profissionais docentes: um estudo em quatro redes de ensino público. São Paulo: FCC/SEP, 2013. (Textos FCC, v. 38).

SIMÕES, M. I. B. O Programa de Intervenção Pedagógica do Estado de Minas Gerais – PIP. 2012. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerias, 2012.

SOARES, S. Avaliação educacional como instrumento pedagógico. Trabalho e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 23-25, ago. 2002.

SOUZA, A. R. As relações entre os resultados da avaliação e os modelos de gestão escolar. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFMS, Campo Grande, v. 13, n. 25, p. 64-81, jan./jul. 2007.

SOUZA, S. Z.; OLIVEIRA, R. P. Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 793-822, set./dez. 2010.

STILLMAN, J. Teacher learning in an era of high-stakes accountability: productive tension and critical professional practice. Teachers College Record, New York, v. 113, n. 1, p. 133-180, jan. 2011.

SUPOVITZ, J. A. Getting at student understanding – the key to teachers’ use of test data. Teachers College Record, New York, v. 114, nov. 2012.

Downloads

Publicado

13-12-2017

Como Citar

Cerdeira, D. G. da S., Prado, A. P. do, Rosistolato, R. P. da R., Tavares, M. de O., & Costa, M. da. (2017). Conhecimento e uso de indicadores educacionais no município do Rio de Janeiro. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(69), 926–968. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4104

Edição

Seção

Artigos