Análise multinível da transição estudantil do curso técnico para o ensino superior

Autores

  • Paula Elizabeth Nogueira Sales Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Rosemary Dore Heijmans Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Carlos Eduardo Guerra Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4095

Palavras-chave:

Transição Educacional • Educação Profissional • Educação Superior • Análise Multinível

Resumo

Este artigo analisa fatores do estudante e do contexto escolar associados à transição da formação técnica de nível médio para o ensino superior. Um survey foi conduzido com 1.570 alunos que concluíram ou abandonaram cursos técnicos entre 2006 e 2010, abrangendo 37 instituições da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais. Os dados foram analisados por meio de um modelo estatístico hierárquico, que abrangeu três níveis: estudantes, cursos técnicos e instituições de educação profissional. Os resultados apontam que a transição para o ensino superior está associada a fatores dos estudantes (pessoais, socioeconômicos, profissionais e acadêmicos), dos cursos e das instituições técnicas (curso médio concluído na mesma instituição de educação profissional e localização da instituição). Os resultados contribuem para a reflexão sobre estratégias e políticas de melhoria da qualidade do ensino técnico e do acesso à educação superior.

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Biografia do Autor

Paula Elizabeth Nogueira Sales, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação pela UFMG (2014), com estágio doutoral na Simon Fraser University (Canadá). Mestre em Educação pela PUC Minas (2010) e graduada em Letras pela UFMG (2003). Atualmente, realiza residência pós-doutoral na Faculdade de Educação da UFMG na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana, com apoio da CAPES. Seus estudos abordam políticas educacionais, educação profissional, ensino superior, internacionalização da educação e métodos científicos.

Rosemary Dore Heijmans, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Rosemary Dore é Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG. Concluiu o doutorado em Educação na PUC-SP (1991) e o mestrado em Educação na UFMG (1982). Realizou dois programas de pós-doutorado: o primeiro no Istituto di Scienze Filosofiche e Pedagogiche da Universidade de Urbino, na Itália, entre 2000 e 2001; o segundo na Universidade Ca' Foscari de Veneza (Itália), entre 2005 e 2006. Atualmente, é líder dos grupos de pesquisa “Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES)” e “Sétima Arte de Cinema e Educação”, que integram o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq). Orienta teses de doutorado, dissertações de mestrado e iniciação científica.

Carlos Eduardo Guerra Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Carlos Eduardo Guerra Silva é doutor em Administração pela UFMG, com estágio doutoral realizado na Universidade Simon Fraser (Canadá). Atualmente, é pesquisador de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFMG. É avaliador das revistas científicas Organizações & Sociedade e Gestão & Sociedade. Seu trabalho foca a gestão de organizações da sociedade civil, educação, vídeo e métodos mistos (qualitativos e quantitativos).

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Publicado

13-12-2017

Como Citar

Sales, P. E. N., Heijmans, R. D., & Silva, C. E. G. (2017). Análise multinível da transição estudantil do curso técnico para o ensino superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(69), 896–925. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4095

Edição

Seção

Artigos