Análise multinível da transição estudantil do curso técnico para o ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4095Palavras-chave:
Transição Educacional • Educação Profissional • Educação Superior • Análise MultinívelResumo
Este artigo analisa fatores do estudante e do contexto escolar associados à transição da formação técnica de nível médio para o ensino superior. Um survey foi conduzido com 1.570 alunos que concluíram ou abandonaram cursos técnicos entre 2006 e 2010, abrangendo 37 instituições da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais. Os dados foram analisados por meio de um modelo estatístico hierárquico, que abrangeu três níveis: estudantes, cursos técnicos e instituições de educação profissional. Os resultados apontam que a transição para o ensino superior está associada a fatores dos estudantes (pessoais, socioeconômicos, profissionais e acadêmicos), dos cursos e das instituições técnicas (curso médio concluído na mesma instituição de educação profissional e localização da instituição). Os resultados contribuem para a reflexão sobre estratégias e políticas de melhoria da qualidade do ensino técnico e do acesso à educação superior.
Downloads
Referências
ABBOTT-CHAPMAN, J. Making the most of the mosaic: Facilitating post-school transitions to higher education of disadvantaged students. The Australian Educational Researcher, v. 38, n. 1, p. 57-71, abr. 2011.
ABRANTES, P. As transições entre ciclos de ensino: entre problema social e objecto sociológico. Interacções, Santarém, n. 1, p. 25-53, 2005.
ALMEIDA, M. S. P. O sistema de aprendizagem e a transição dos jovens da escola ao mundo do trabalho. A relação com o saber: formas e temporalidades identitárias. 2005. 496 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 2005.
ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística aplicada à administração e economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
ANDRADE, M. O. R. C. A transição escola-trabalho em Cabo Verde: os sentidos da formação profissional para os jovens. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 9., 2009, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2009.
AYNSLEY, S.; CROSSOUARD, B. Imagined futures: Why are vocational learners choosing not to progress to HE? Journal of Education and Work, v. 23, n. 2, p. 129-143, 2010.
AZEVEDO, C. P. Jovens, ensino superior e vestibular: egressos do curso técnico em Química do CEFET-MT no curso de Química da UFMT. 2007. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2007.
BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Decreto n. 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 o do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1997.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008.
BRASIL. Decreto n. 8.268, de 18 de junho de 2014. Altera o Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2o do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 2014.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. InepData: consulta de informações educacionais. Disseminação dos censos, Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/inepdata>. Acesso em: 28 jun. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Políticas e resultados 1995-2002: a reforma da educação profissional. Brasília, DF: MEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Pesquisa nacional de egressos dos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (2003-2007). Brasília, DF: MEC/SETEC, 2008.
CARDOSO, A. Transições da escola para o trabalho no Brasil: persistência da desigualdade e frustração de expectativas. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 51, n. 3, p. 569-616, 2008.
CASTRO, C. M. O secundário: esquecido em um desvão do ensino? Brasília, DF: MEC, 1997.
CASTRO, C. M. O ensino médio: órfão de idéias, herdeiro de equívocos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 113-124, mar. 2008.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Tabela de áreas do conhecimento. 2013. Disponível em: <http://www.cnpq.br/documents/10157/186158/ TabeladeAreasdoConhecimento.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2013.
CONVERSE, J. M.; PRESSER, S. Survey questions: Handcrafting the standardized questionnaire. Thousand Oaks: Sage Publications, 1986.
DARE, D. The role of career and technical education in facilitating student transitions to postsecondary education. New Directions for Community Colleges, n. 135, p. 73-80, 2006.
DORE, R.; LÜSCHER, A. Z. Persistence and dropout in the vocational education high school in Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, set. 2011.
DURU-BELLAT, M.; KIEFFER, A.; REIMER, D. Patterns of social inequalities in access to higher education in France and Germany. International Journal of Comparative Sociology, v. 49, n. 4-5, p. 347-368, 2008.
EFROYMSON, M. A. Multiple regression analysis. In: RALSTON, A.; WILF, H. S. (Org.). Mathematical methods for digital computers. New York: Wiley, 1960. p. 191-203. v. 1.
FINI, R. School achievement in Italy an empirical view. In: TEESE, R.; LAMB, S.; DURU-BELLAT, M. (Org.). International studies in educational inequality, theory and policy. Dordrecht: Springer, 2007. p. 157-175.
FOWLER, F. J. Improving survey questions: Design and evaluation. Thousand Oaks: Sage Publications, 1995.
FRESNEDA, B. Transição da escola para o trabalho e estratificação social. Segurança Urbana e Juventude, Araraquara, v. 2, n. 1/2, p. 1-18, 2009.
GOLDSTEIN, H. Multilevel statistical models. London: Arnold Publishers, 1999.
GOMEZ, V. M. La transición del nivel medio (secundaria superior) al trabajo y la formación postsecundaria en Colombia. In: SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCACIÓN Y TRABAJO, 2009, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: IIPE/UNESCO, 2009. p. 1-20.
HOELSCHER, M. et al. The transition from vocational education and training to higher education: a successful pathway? Research Papers in Education, v. 23, n. 2, p. 139-151, 2008.
HOSMER, D. W.; LEMESHOW, S.; STURDIVANT, R. X. Applied logistic regression. 3. ed. New York: Wiley, 2013.
LEE, V. Utilização de modelos hierárquicos lineares para estudar contextos sociais: o caso dos efeitos escola. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 273-296.
MELLO, J. L.; CAMARANO. Transições para a vida adulta: os jovens da região metropolitana do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 15., 2006, Campinas. Anais... Campinas: ABEP, 2006.
NAKAGAWA, S.; SCHIELZETH, H. A general and simple method for obtaining R2 from generalized linear mixed-effects models. Methods in Ecology and Evolution, v. 4, n. 2, p. 133-142, 2013.
PEIXOTO, E. M.; MENDONÇA, E. F. A educação profissional técnica de nível médio: objetivos, empregabilidade e o prosseguimento de estudos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 23., 2007, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2007. p. 1-19.
PIRES, A. P. As possibilidades e limites da modalidade de concomitância externa da educação profissional na perspectiva da inclusão de jovens trabalhadores. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
REAY, D. Class, authenticity and the transition to higher education for mature students. The Sociological Review, v. 50, n. 3, p. 398-418, 2002.
RUMBERGER, R. Dropping out: Why students drop out of high school and what can be done about it. Cambridge: Harvard University Press, 2011.
SALES, P. E. N. Políticas para a capacitação profi de jovens: estudo sobre as relações entre as atividades teóricas e práticas em um Programa de Aprendizagem. 2010. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
SAMPAIO, R. L. Ensino técnico e inserção profissional: a visão dos egressos do CEFET-BA e de seus empregadores. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Catálogo nacional dos cursos técnicos. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2012.
SILVA, N. V.; HASENBALG, C. Recursos familiares e transições educacionais. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, p. 67-76, 2002.
SIMÕES, S.; PEREIRA, M. A. M. A arte e a ciência de fazer perguntas: aspectos cognitivos da metodologia de survey e a construção do questionário. In: AGUIAR, N. (Org.). Desigualdades sociais, redes de sociabilidade e participação política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 241-261.
SNIJDERS, T. A. B.; BOSKER, R. Multilevel analysis: an introduction to basic and advanced multilevel modeling. London: Sage, 1999.
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G.; OLIVEIRA, R. M. O efeito de 248 escolas de nível médio no vestibular da UFMG nos anos de 1998, 1999 e 2000. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 24, p. 69-117, dez. 2001.
STEFFEN, E. M.; FISCHER, M. C. B. Qualificação profissional do técnico industrial em plásticos. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 31, p. 227-248, dez. 2008.
TARTUCE, G. L. B. P. Tensões e intenções na transição escola-trabalho: um estudo das vivências e percepções de jovens sobre os processos de qualificação profissional e (re)inserção no mercado de trabalho na cidade de São Paulo. 2007. 441 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
TEIXEIRA, A. M. F. Percorrendo caminhos que conduzem ao curso técnico: entre incertezas e possibilidades. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 15, n. 28, p. 37-59, 2010.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Relatório de auditoria operacional em ações da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Brasília, DF: TCU/Seprog, 2012.
VIEIRA, M. S. O. C.; GOMES, D. C.; SILVA, J. M. T. O papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) para a qualificação e empregabilidade: um estudo dos egressos do curso de Informática do IFRN em Currais Novos/RN. Holos, Natal, v. 1, p. 168-181, 2011.
ZUCCARELLI, C. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho. 2016. 145 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).