Mais é menos? O impacto do Projeto 6º Ano Experimental – SME/RJ

Autores

  • Daniel Domingues Dos Santos Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Luiz Guilherme Scorzafave Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Alexandre C. Nicolella Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Elder Generozo Sant'anna Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.3795

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Avaliação da Educação, Projeto 6° Ano Experimental, Rendimento do Aluno.

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o impacto de curto prazo do Projeto 6º Ano Experimental e os fatores que mediam esse impacto. Proposto pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2011, sua principal característica é a ampliação para seis anos do primeiro ciclo do ensino fundamental, com a presença de um único professor-regente lecionando as principais disciplinas. Para avaliar o projeto, foi utilizado o método de diferenças-em-diferenças com pré-pareamento por escore de propensão. Os resultados indicam melhora de 0,16 desvios-padrão para Matemática ao final do primeiro semestre do projeto, para as escolas que ingressaram no 6º Ano Experimental em 2014. Os principais mecanismos que explicam o aumento de desempenho são a melhora no clima em sala de aula, na autonomia pedagógica e na capacitação dos professores.

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Biografia do Autor

Daniel Domingues Dos Santos, Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Professor livre-docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Luiz Guilherme Scorzafave, Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Professor livre-docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Alexandre C. Nicolella, Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Elder Generozo Sant'anna, Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Mestre em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

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Publicado

13-12-2017

Como Citar

Dos Santos, D. D., Scorzafave, L. G., Nicolella, A. C., & Sant’anna, E. G. (2017). Mais é menos? O impacto do Projeto 6º Ano Experimental – SME/RJ. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(69), 718–747. https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.3795

Edição

Seção

Artigos