Avaliação da aprendizagem na escola organizada em ciclos: concepções dos professores

Autores

  • Viridiana Alves de Lara Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil
  • Mary Ângela Teixeira Brandalise Programa de Pos-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Grupo Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3731

Palavras-chave:

Evaluación del Aprendizaje, Evaluación Formativa, Ciclos de Aprendizaje, Años Iniciales de la Educación Básica

Resumo

Neste  artigo,  são  apresentados  os  resultados  de  uma  pesquisa que  objetivou  investigar  as  concepções  de  professores  que  atuam em escolas públicas de uma rede municipal organizada em ciclos acerca da avaliação da aprendizagem. A implantação do ciclo de aprendizagem no sistema de ensino definiu a progressão automática e a implantação da avaliação formativa para a aprendizagem dos alunos. Os depoimentos dos professores coletados nas entrevistas foram analisados segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e os principais achados da pesquisa evidenciam que a nova concepção de educação, organização escolar e avaliação, (re)construída ao longo de mais uma década, contribui para os professores compreenderem a avaliação da aprendizagem de outra perspectiva, com processos avaliativos mais formativos e inclusivos, na tentativa de superação da concepção de avaliação classificatória e excludente, tão impregnada atualmente nos sistemas educacionais.

 

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Biografia do Autor

Viridiana Alves de Lara, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Mary Ângela Teixeira Brandalise, Programa de Pos-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Grupo Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Professora do Programa de Pos-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Coordenadora do Grupo Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

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Publicado

20-05-2016

Como Citar

Lara, V. A. de, & Brandalise, M. Ângela T. (2016). Avaliação da aprendizagem na escola organizada em ciclos: concepções dos professores. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 36–68. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3731

Edição

Seção

Artigos