Eu sei o que tenho que fazer: a conquista da autorregulação
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3673Palavras-chave:
Aprendizagem, Autorregulação, Avaliação da Aprendizagem, Psicologia Sócio-históricaResumo
A aprendizagem autorregulada vem sendo bastante estudada no campo da Psicologia da Educação, uma vez que permite aos alunos planejar, dirigir, monitorar e avaliar suas aprendizagens. No entanto, em muitas escolas, essas possibilidades não são conquistadas pelos estudantes, com graves prejuízos para a solução de problemas e, portanto, para o próprio pensar. De uma perspectiva vygotskiana, o presente artigo analisa um caso real – descrito pelos autores de acordo com sua ótica (mas referendado por alguns alunos) – e busca mostrar que é possível ensinar os alunos a se autorregularem. O estudo salienta, entretanto, que só se alcançará o sucesso dessa aprendizagem mediante a construção de relações de confiança na sala de aula e do entendimento do erro como parte inerente do aprender.
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