Eu sei o que tenho que fazer: a conquista da autorregulação

Autores

  • Claudia Leme Ferreira Davis Fundação Carlos Chagas - FCC, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Marina Muniz Rossa Nunes Fundação Carlos Chagas - FCC, Colégio Santa Cruz, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3673

Palavras-chave:

Aprendizagem, Autorregulação, Avaliação da Aprendizagem, Psicologia Sócio-histórica

Resumo

A aprendizagem autorregulada vem sendo bastante estudada no campo da Psicologia da Educação, uma vez que permite aos alunos planejar, dirigir, monitorar e avaliar suas aprendizagens. No entanto, em muitas escolas, essas possibilidades não são conquistadas pelos estudantes, com graves prejuízos para a solução de problemas e, portanto, para o próprio pensar. De uma perspectiva vygotskiana, o presente artigo analisa um caso real – descrito pelos autores de acordo com sua ótica (mas referendado por alguns alunos) – e busca mostrar que é possível ensinar os alunos a se autorregularem. O estudo salienta, entretanto, que só se alcançará o sucesso dessa aprendizagem mediante a construção de relações de confiança na sala de aula e do entendimento do erro como parte inerente do aprender.

 

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Biografia do Autor

Claudia Leme Ferreira Davis, Fundação Carlos Chagas - FCC, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC). Professora Titular do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil

 

Marina Muniz Rossa Nunes, Fundação Carlos Chagas - FCC, Colégio Santa Cruz, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC). Diretora do ensino médio do Colégio Santa Cruz, São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

20-05-2016

Como Citar

Davis, C. L. F., & Nunes, M. M. R. (2016). Eu sei o que tenho que fazer: a conquista da autorregulação. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 10–35. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3673

Edição

Seção

Artigos