Software educativo para universitários sobre prevenção de acidentes de trânsito

Autores

  • Elaine Pasqualini Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec Ourinhos), Ourinhos, São Paulo, Brasil
  • Sandra Regina Gimeniz-Paschoal Programa de Pós-graduação em Educação; Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Marília); Marília, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.3543

Palavras-chave:

Software Educativo, Tecnologia Educacional, Prevenção de Acidentes de Trânsito, Ensino Superior.

Resumo

Diante do elevado número de acidentes de trânsito (AT), o objetivo deste trabalho foi programar, aplicar e avaliar um software educativo para universitários sobre prevenção de AT – velocidade. Participaram das atividades 46 graduandos do curso de Análise de Sistemas de uma faculdade: 24 do grupo experimental (GE) e 22 do grupo controle (GC). Foram criados o software educativo e um programa de computador para armazenar dados. Todos os alunos realizaram o pré e o pós-teste, sendo que o GE usou o software e foi aplicado follow up após seis meses. Verificou-se que o GE apresentou aumento significativo do número de respostas corretas no pós-teste e follow up, e não foi significativa a diferença do GC. Concluiu-se que o software educativo tem bom potencial para ampliar conhecimentos dos universitários sobre AT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Pasqualini, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec Ourinhos), Ourinhos, São Paulo, Brasil

Professora titular da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec Ourinhos), Ourinhos, São Paulo, Brasil.

Referências

ABREU, A. M. M. Mortalidade nos acidentes de trânsito na cidade do Rio de Janeiro relacionada ao uso e abuso de bebidas alcoólicas. 2006. Tese (Doutorado) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

ANDRADE, S. M. et al. Comportamentos de risco para acidentes de trânsito: um inquérito entre estudantes de medicina na região sul do Brasil. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 49, n. 4, p. 439-444, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ramb/v49n4/18346.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA. Critério de Classificação Econômica Brasil. ABEP, 2003. Disponível em: <http://www.abep. org/novo/Content.aspx?ContentID=302>. Acesso em: 26 fev. 2012.

BERNARDES, S. M. C. Algumas coisas que B. F. Skinner pode dizer a professores e estudantes de psicologia interessados em educação. In: TEIXEIRA, A. M. S. A. et al. (Org.). Ciência do comportamento: conhecer e avançar. Santo André: Esetec, 2002. v. 2.

BULHÕES, P. N. S. Avaliando o processo de ensino/aprendizagem: uma experiência com o estudo individualizado em cursos de graduação na UFRN. 2008. Disponível em: <http://www.angrad.org.br/area_cientifica/artigos/ avaliando_o_processo_de_ensino_aprendizagem_uma_experiencia_com_o_ estudo_individualizado_em_cursos_de_graduacao_na_ufrn/584/>. Acesso em: 24 jul. 2009.

CATANIA, A. C. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

CRONE-TODD, D. et al. The effect of changing grading criteria on student writing. Behavior Analyst Today, v. 8, n .1, p. 35-42, 2007.

CROSBIE, J.; KELLY, G. A computer-based personalized system of instruction course in applied behavior analysis. Behavior Research Methods, Instruments & Computers, v. 25, n. 3, p. 366-370, Sept. 1993.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

HÜBNER, M. M. C.; MARINOTTI, M. (Org.). Análise do comportamento para a educação: contribuições recentes. Santo André: Esetec, 2004.

KINSNER, W.; PEAR, J. J. Computer-aided personalized system of instruction for the virtual classroom. Canadian Journal of Educational Comunication, v. 17, n. 1, p. 21-36, 1988.

KOEN, B. V. Contingencies of reinforcement to maintain student progress throughout a web-based PSI course. 2001. Disponível em: <http://www.eecs. kumamoto-u.ac.jp/ITHET01/proc/037.pdf.>. Acesso em: 12 fev. 2010.

MAEDA, V. A. et al. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino a distância de geoprocessamento. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO, 12., 2005, Goiânia. Anais... Goiânia, 2005. p. 1305-1312.

MARÍN-LEON, L.; VIZZOTTO, M. M. Comportamentos no trânsito: um estudo epidemiológico com estudantes universitários. Cadernos Saúde Pública, v. 19, n. 3, p. 515-523, mar./abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ csp/v19n2/15417.pdf >. Acesso em: 03 jun. 2009.

PAULO, A. Código de Trânsito Brasileiro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

PEAR, J. J.; NOVAK, M. Computer-aided personalized system of instruction: a program evaluation. Teaching of Psychology, v. 23, n. 2, p. 119-123, Apr. 1996.

PETERS, J.; PEDRYCZ, W. Engenharia de software. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

PIVA, D.; FREITAS, R. L.; MISKULIN, R. G. S. Linguagem dialógica instrucional: a (re)construção da linguagem para curso online. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 15., 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2009. p. 1216-1224.

PRESSMAN, R. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books, 2002. SANCHO, J. M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SÃO PAULO (Estado). Departamento Estadual de Trânsito De São Paulo. Dicas de direção defensiva. São Paulo: Detran, 2009. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2009.

SÃO PAULO (Estado). Departamento Estadual de Trânsito De São Paulo. Alteração de categoria na CNH. São Paulo: Detran, 2001. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2011.

SILVA, F. G.; DAGOSTIN, C. G. A relevância de produzir conhecimento social e científico sobre o comportamento humano no trânsito. Estudos de Psicologia, v. 11, n. 1, p. 115-118, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2006000100014&lang=pt>. Acesso em: 05 jul. 2009.

SPRINGER, C. R.; PEAR, J. J. Performance measures in courses using computer-aided personalized system of instruction. Computers & Education, v. 51, n. 2, p. 829-835, 2008.

TEIXEIRA, A. M. S. A individualização do ensino em uma pré-escola: uma intervenção comportamental na educação infantil. In: TEIXEIRA, A. M. S. A. et al. (Org.). Ciência do comportamento: conhecer e avançar. Santo André: Esetec, 2002. v. 1.

VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. 1993. Disponível em: <http://nied.unicamp.br/publicacoes/separatas/Sep1.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2009.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/ Nied, 1999.

VARGAS, J. S. Como formular objetivos comportamentais úteis. São Paulo: EPU, 1974.

ZANOTTO, M. L. B. Formação de professores: a contribuição da análise do comportamento. São Paulo: Educ, 2000.

WILSON, C. et al. Speed cameras for the prevention of road traffic injuries and deaths. Cochrane the Cochrane Library, v. 11, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2014.

Downloads

Publicado

31-08-2016

Como Citar

Pasqualini, E., & Gimeniz-Paschoal, S. R. (2016). Software educativo para universitários sobre prevenção de acidentes de trânsito. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(65), 582–603. https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.3543

Edição

Seção

Outros Temas