Avaliação externa e escolas públicas: elementos de gestão escolar democrática

Autores

  • Cristiane Machado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3485

Palavras-chave:

Avaliação Externa, Escolas Públicas, Gestão Escolar Democrática, Questionário Contextual

Resumo

A Prova Brasil, além de estimar o desempenho dos alunos por meio de provas padronizadas, coleta dados para possibilitar estudos de fatores associados ao desempenho dos alunos utilizando questionários contextuais. O objetivo deste artigo é explorar elementos de gestão escolar democrática nas respostas de diretores da rede pública de Guarulhos (SP) no questionário da Prova Brasil de 2011. Foram respondidos 227 questionários com 212 questões de múltipla escolha, 165 por diretores das escolas estaduais e 62 por diretores das escolas municipais. Os conceitos participação, autonomia e acesso e permanência foram cotejados com as respostas dos diretores às questões que se aproximavam dessas temáticas. As informações obtidas e analisadas possibilitam compreender formas e contornos de práticas de gestão democrática, ou ausência delas, em alguns casos, no cotidiano das escolas estaduais e municipais estudadas.

 

 

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Biografia do Autor

Cristiane Machado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

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Publicado

20-05-2016

Como Citar

Machado, C. (2016). Avaliação externa e escolas públicas: elementos de gestão escolar democrática. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 218–240. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3485

Edição

Seção

Artigos