Avaliação externa e escolas públicas: elementos de gestão escolar democrática

Autores

  • Cristiane Machado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3485

Palavras-chave:

Avaliação Externa, Escolas Públicas, Gestão Escolar Democrática, Questionário Contextual

Resumo

A Prova Brasil, além de estimar o desempenho dos alunos por meio de provas padronizadas, coleta dados para possibilitar estudos de fatores associados ao desempenho dos alunos utilizando questionários contextuais. O objetivo deste artigo é explorar elementos de gestão escolar democrática nas respostas de diretores da rede pública de Guarulhos (SP) no questionário da Prova Brasil de 2011. Foram respondidos 227 questionários com 212 questões de múltipla escolha, 165 por diretores das escolas estaduais e 62 por diretores das escolas municipais. Os conceitos participação, autonomia e acesso e permanência foram cotejados com as respostas dos diretores às questões que se aproximavam dessas temáticas. As informações obtidas e analisadas possibilitam compreender formas e contornos de práticas de gestão democrática, ou ausência delas, em alguns casos, no cotidiano das escolas estaduais e municipais estudadas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Machado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Referências

BARROSO, João. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, Naura (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Relações entre a quantidade e a qualidade no ensino comum. Ande, São Paulo, n. 1, p. 49-56, 1981.

BONAMINO, Alícia Catalano; SOUSA, Sandra Zákia Lian. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Questionários contextuais. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/saeb/questionarios- contextuais>. Acesso em: 5 mar. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados Prova Brasil 2011: manual do usuário. Disponível em: <ftp://ftp.inep.gov.br/microdados/microdados_prova_ brasil_2011.zip>. Acesso em: 05 jan. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ideb: questionários contextuais. Disponível em:

<http://provabrasil.inep.gov.br/questionarios-contextuais>. Acesso em: 05 dez. 2013.

BORDENAVE, Juan E. Diaz. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1987. FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília, DF: Inep, 2007. 26 p. (Textos para Discussão, 26).

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2006.

FRANCO, Creso; FERNANDES, Cristiano; SOARES, José Francisco; BELTRÃO, Kaizô; BARBOSA, Maria Eugênia; ALVES, Maria Tereza Gonzaga. O referencial teórico na construção dos questionários contextuais do Saeb 2001. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 28, p. 39-74, 2003. FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade. 6. ed. São Paulo: Moraes, 1986.

GRACINDO, Regina Vinhaes. Democratização da educação e educação democrática: duas faces de uma mesma moeda. Ensaio: Avaliação Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 7, p. 149-156, abr./jun. 1995.

GUTIERREZ, Gustavo Luis; CATANI, Afrânio Mendes. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000.

KARINO, Camila Akemi; VINHA, Luís Gustavo do Amaral; LAROS, Jacob Arie. Os questionários do Saeb: o que eles realmente medem? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 59, p. 270-297, set./dez. 2014.

LIMA, Licínio. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, Licínio. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2000.

LOCATELLI, Iza. Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB. Estudos em Avaliação Educacional, n. 25, p. 03-21, jan./jun., 2002.

MACHADO, Cristiane; ALAVARSE; OCiMAR MunHOz. Avaliar para melhorar a qualidade no ensino? Potencialidades e limites dos questionários contextuais da Prova Brasil. Educação em Revista, Marília, v. 15, n. 1, p. 7-18, jan./jun, 2014.

OLIVEIRA, Romualdo Portela. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 661- 690, out. 2007.

OLIVEIRA, Romualdo Portela; ARAUJO, Gilda Cardoso. Qualidade do Ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 28, p. 5-23, jan./abr. 2005.

PARO, Vitor. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2008.

São Paulo (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Vida escolar: padronização de documentos escolares. São Paulo: SEE, [201-?]. 110 p.

SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: MELLO E SOUZA, Alberto (Ed.). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 174-204.

SOUZA, Ângelo Ricardo. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 123-140, dez. 2009.

Downloads

Publicado

20-05-2016

Como Citar

Machado, C. (2016). Avaliação externa e escolas públicas: elementos de gestão escolar democrática. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 218–240. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3485

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)