Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números?

Autores

  • Adriana Bauer Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5942-9181
  • Claudia Oliveira Pimenta Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • João Luiz Horta Neto Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Sandra Zákia Lian Sousa Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266203207

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Gestão Educacional, Survey, Política de Avaliação dos Municípios.

Resumo

O artigo, que se organiza em quatro seções, apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivos mapear e caracterizar iniciativas relacionadas às avaliações em larga escala em desenvolvimento nos municípios brasileiros. Inicialmente, expõe-se uma síntese de estudos já  produzidos  sobre  a  temática  e,  em  seguida,  são  explicitados os procedimentos metodológicos do estudo. Na terceira seção, discutem-se resultados obtidos na fase preliminar do survey, que abarcam manifestações obtidas de 4.309 municípios. Por fim, são apontadas conclusões acerca de concepções presentes nas avaliações propostas pelos municípios e dos usos dos resultados que as gestões desses  entes  federados  fazem  das  diversas  avaliações  existentes, que evidenciam a consolidação da avaliação em larga escala como instrumento de gestão educacional nas municipalidades.

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Biografia do Autor

Adriana Bauer, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Claudia Oliveira Pimenta, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

João Luiz Horta Neto, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Sandra Zákia Lian Sousa, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Professora da FE/USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

09-10-2015

Como Citar

BAUER, A.; PIMENTA, C. O.; NETO, J. L. H.; SOUSA, S. Z. L. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números?. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 62, p. 326–352, 2015. DOI: 10.18222/eae266203207. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3207. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Tema em Destaque - Pesquisas em avaliação em larga escala