Usos e efeitos das avaliações externas como objeto de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae255920143154Resumo
.Downloads
Referências
BAUER, Adriana; REIS, Adriana Teixeira. Base de Dados Avaliação: balanço da produção teórica sobre avaliação de sistemas educacionais no Brasil: 1988 a 2011. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014. Disponível em: . Acesso em: nov. 2014.
BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo , v. 38, n. 2, jun. 2012 . DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006
BROOKE, Nigel. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 377-401, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a06. pdf>. Acesso em: nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742006000200006
BROOKE, Nigel. Responsabilização Educacional no Brasil. Revista Iberoamericana de
Evaluación Educativa, Madrid, v. 1, n. 1, p. 93-109, 2008.
BROOKE, Nigel; CUNHA, Maria Amália de A. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 2, p. 17-79, nov. 2011.
FERNANDES, Reynaldo; GREMAUD, Amaury Patrick. Qualidade da educação: avaliação, indicadores e metas. In: VELOSO, Fernando et al. (Org.). Educação Básica no Brasil: construindo um país do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 213-238.
GIMENES, Nelson et al. Além da Prova Brasil: investimento em sistemas próprios de avaliação externa. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 55, p. 12-32, ago. 2013. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 59, p. 12-21, set./dez. 2014 21 DOI: https://doi.org/10.18222/eae245520132718
HAERTEL, Edward G.; HERMAN, Joan. A Historical Perspective on Validity Arguments for Accountability Testing. In: HAERTEL, E. G.; HERMAN, J. (Ed.). Uses and Misuses of data for educational Accountability and Improvement: The 104th Yearbook of the National Society for Study of Education, Part. 2, J. L. Herman and E. H. Haertel (Org.). Malden MA: Blackwell, 2005. p. 1-34. DOI: https://doi.org/10.1037/e645192011-001
KELLAGHAN, Thomas; GREANEY, Vicent; MURRAY, T. Scott. O uso dos resultados da avaliação de desempenho educacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
LINN, Robert L. Assessments and Accountability. Educational Researcher, v. 29, n. 2, p. 4-16, 2000. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X029002004
MANDINACH, Ellen; GRUMMER, Edith. A Systemic View of Implementing Data Literacy in Educator Preparation. Educational Researcher, v. 42, p. 30-37, jan./fev. 2013. Disponível em: < http://edr.sagepub.com/content/42/1/30. short>. Acesso em: nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X12459803
MARSH, Julie A.; McCOMBS, Jennifer Sloan; MARTORELL, Francisco. How Instructional Coaches Support Data-Driven Decision Making. Educational Policy, v. 24, n. 6, p. 872-907, nov. 2010. Disponível em: <http://epx.sagepub. com>. Acesso em: nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/0895904809341467
MARTINS, Angela. Aspectos organizacionais e dinâmicos na gestão da escola pública: dilemas e conflitos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 24, p. 135-152, 2008.
SILVA, Vandré Gomes et al. Uso da avaliação externa por equipes gestoras e profissionais
docentes: um estudo em quatro redes de ensino público. São Paulo: FCC/SEP, 2013. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/biblioteca/publicacoes/textos_fcc/arquivos/38/arquivoAnexado.pdf>. Acesso em: nov. 2014.
SLAVIN, Robert E. et al. Effects of a Data-Driven District Reform Model on State Assessment Outcomes. American Educational Research Journal, v. XX, n. 10, p. 1–26, 2012. Disponível em: <http://aer.sagepub.com/content/50/2/371.full. pdf+html>. Acesso em: nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.3102/0002831212466909
STILLMAN, Jamy. Teacher Learning in an Era of High-Stakes Accountability: Productive Tension and Critical Professional Practice. Teachers College Record, v. 113, n. 1, p. 133–180, jan. 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/016146811111300107
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 27, p. 41-76, jan./jul. 2003. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02720032177
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).