Políticas de avaliação em larga escala e institucional: perfil da produção na pós-graduação

Autores

  • Maria Angélica Pedra Minhoto Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266203043

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, Avaliação Institucional, Avaliação da Pós-Graduação, Produção Técnico-Científica

Resumo

Este artigo apresenta análise da produção na área da política educacional, realizada em Programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros, com foco na avaliação em larga escala e institucional. Foram examinados resumos de 81 teses e dissertações elaboradas no período de 2000 a 2010. Observou-se interesse crescente nessa temática, ainda que muito incipiente e disperso entre os programas de pós-graduação, as linhas de pesquisa e os orientadores. Foi constatada a inexistência de estudos comparados, tanto em nível nacional como internacional, bem como grande concentração de estudos nas regiões Sudeste e Sul, reiterando a presença de diferenças na produção e distribuição de conhecimento na área da educação. Identificaram-se problemas na redação dos resumos, pela pouca objetividade e ausência de informações básicas. Poucos mencionam referenciais teóricos, indicando fragilidade na produção de conhecimento na área diante do vigor das políticas em avaliação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Pedra Minhoto, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora Doutora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Unifesp. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Pedagogia, atualmente é Pró-Reitora de Graduação da Unifesp.

Referências

BAUER, A.; REIS, A. T. Balanço da produção teórica sobre avaliação de sistemas educacionais no Brasil: 1988 a 2011. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., Goiânia-GO, 29 de setembro a 2 de outubro de 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt05_ trabalhos_pdfs/gt05_3375_texto.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2014.

BORGES-ANDRADE, J. E. Em busca do conceito de linha de pesquisa. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 2, junho de 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 out. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000200009

BONAMINO, A.; FRANCO, C. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 108, p. 101-132, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15741999000300005

BONAMINO, A.; BESSA, N.; FRANCO, C. (Org.). Avaliação da educação básica. Rio de Janeiro: Loyola, 2004.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Geocapes dados estatísticos. 2012. Disponível em: <http://geocapes.capes.gov.br/ geocapesds/#app=c501&da7a-selectedIndex=0&5317-selectedIndex=0&dbcb- selectedIndex=0>. Acesso em: 28 out. 2014.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF, 1996.

CURY, C. R. J. Lei de Diretrizes e Bases e perspectivas da educação nacional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 8, ago. 1998. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 out. 2014.

DIAS SOBRINHO, J. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

GONÇALVES, A. L. Uso de resumos e palavras-chave em ciências sociais: uma avaliação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 26, jul./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p78

GUIDDENS, A.; TURNER, J. H. Teoria social hoje. Tradução de Gilson C. C. de Sousa. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

LOPES, V. V. Cartografia da avaliação educacional no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

MACEDO, E.; SOUSA, C. P. de. A pesquisa em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43 jan./abr. 2010. MARTINS, C. Política educacional. São Paulo: Brasiliense, 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000100012

MINHOTO, M. A. P. Política de avaliação da educação brasileira: limites e perspectivas. In: SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. B.; TAVARES, T. M. (Org.). Políticas educacionais: conceitos e debates. 2. ed. Curitiba: Appris, 2013. v. 1, p. 1-216.

MINHOTO, M. A. P. Da disseminação da cultura de avaliação educacional: estudo sobre a institucionalização do Enem. Poiésis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, SC, v. 1, p. 67-85, 2008. DOI: https://doi.org/10.19177/prppge.v1e1200867-85

MULGAN, R. Accountability: an ever-expanding concept? Public Administration, v. 78, n. 3, p. 555-573, 2000. Disponível em: <https://crawford.anu.edu.au/pdf/ staff/richard_mulgan/MulganR_02.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2013. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9299.00218

PEREIRA, L. C. B. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 47, n. 1, jan./abr. 1996.

RIBEIRO, V. M.; GUSMÃO, J. B. B. de. Uma leitura dos usos dos indicadores da qualidade na educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 823-847, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 out. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300008

RUA, M. das G. Análise de políticas públicas: conceitos básicos. Brasília, DF: Programa de Apoio a Gerência Social no Brasil, BID, 1997.

SOUSA, S. S.; BIANCHETTI, L. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 389-546, set./dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300002

WAISELFISZ, J. O sistema nacional de avaliação do ensino público de 1º grau. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 4, p. 65-72, jul./dez. 1991.

Downloads

Publicado

09-10-2015

Como Citar

Minhoto, M. A. P. (2015). Políticas de avaliação em larga escala e institucional: perfil da produção na pós-graduação. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(62), 294–324. https://doi.org/10.18222/eae266203043

Edição

Seção

Tema em Destaque - Pesquisas em avaliação em larga escala