Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae255820142927Palavras-chave:
SEGREGAÇÃO ESCOLAR, MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES, ESTUDO LONGITUDINAL, INDICADORESResumo
O artigo analisa o fenômeno das transferências de alunos entre escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro e suas possíveis relações com processos de segregação escolar. É utilizado um indicador para medir a segregação escolar – o Segregation Index –, em desenhos longitudinais para todas as transições do ensino fundamental. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e o contemplam todos os alunos da rede entre 2006 e 2011. Três características dos alunos foram consideradas: cor/raça; educação dos pais; e condição de pobreza. Os resultados sugerem que: o impacto do remanejamento de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos é desagregador, ou seja, as escolas se tornam mais misturadas em sua composição social; as transferências ao longo do segundo segmento apresentam um padrão definido e sugerem um processo constante de seleção do alunado.
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