A qualidade da educação e a disseminação de sistemas de avaliação

Autores

  • Fernando Tavares Júnior Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
  • Luiz Flávio Neubert Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255920142867

Palavras-chave:

Avaliação dos Sistemas de Ensino, SAEB, Desempenho, Políticas Educacionais

Resumo

Nos últimos quinze anos, disseminaram-se no Brasil políticas de avaliação educacional. Os estados exerceram especial protagonismo nesse processo. Desde a Conferência de Jomtien, em 1990, observa-se o mesmo em escala global, concomitante às primeiras experiências em larga escala na América Latina. No Brasil, ocorreram dois movimentos: inicialmente, do governo federal, com avaliações bianuais, amostrais e diagnósticas; posteriormente, avaliações descentralizadas, estaduais, anuais, censitárias e relacionadas à gestão de suas redes, processo que se intensificou na última década. Este trabalho analisa a associação entre a implantação de sistemas estaduais de avaliação educacional no Brasil e o desenvolvimento da proficiência média entre os alunos das respectivas redes estaduais de ensino. Utilizam-se os resultados agregados das redes estaduais nas avaliações nacionais como parâmetro externo, e observa-se associação entre a implantação de avaliações e a elevação da proficiência média nos anos seguintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Tavares Júnior, Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPRJ). Professor do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF).

ftavares@caed.ufjf.br

 

 

Luiz Flávio Neubert, Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF).

luiz.neubert@ufjf.edu.br

Referências

ALBERNAZ, A.; FERREIRA, F. H.; FRANCO, C. A escola importa? Determinantes da eficácia e da equidade no Ensino Fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico- PPE, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, dez. 2002.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. As pesquisas sobre o efeito das escolas: contribuições metodológicas para a sociologia da educação. Sociedade e Estado, v. 22, n. 2, p. 435-473, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922007000200008

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100012

BARBOSA, M. L. Desigualdade e desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.

BARBOSA, M. L. O.; RANDALL, L. Desigualdades sociais e a formação de expectativas familiares e de professores. Caderno CRH, Salvador, v. 17, n. 41, p. 299-308, maio/ago. 2004. DOI: https://doi.org/10.9771/ccrh.v17i41.18496

BETTI, R. Quanto mais prova, melhor. Revista Veja, São Paulo, p. 128-130, 26 out. 2011. Seção Educação.

BIONDI, R. L.; FELÍCIO, F. Atributos escolares e o desempenho dos estudantes: uma análise em painel dos dados Saeb. Brasília: Inep, 2007.

BONAMINO, A.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil. Educação on line. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2005.

BROOKE, N. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 377-401, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742006000200006

BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar, origens e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

BUCHMANN, C. Measuring Family Background in International Studies of Education: Conceptual Issues and Methodological Challenges. In: PORTER, A.; GAMORAN, A. (Ed.). Methodological Advances in Cross-National Surveys of Educational Achievement. Washington, D.C.: National Academy Press, 2002. p. 150-197.

BYBEE, R. W. Achieving scientific literacy: from purposes to practices. Heinemann, 88 Post Road West, PO Box 5007, Westport, CT 06881, 1997.

CASTRO, M. H. G. A consolidação da política de avaliação da educação básica no Brasil. Meta-Avaliação, Rio de Janeiro, v.1, n. 3, p. 271-296, dez. 2009.

CHATTERJI, M. Models and methods for examining standards-based reforms and accountability initiatives: have the tools of inquiry answered pressing questions on improving schools?. Review of Educational Research, v. 72, n. 3, p. 345-386, 2002. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543072003345

ELMORE, R. F. School reform from the inside out: policy, practice, and performance. Cambridge, MA: Harvard Education Press, 2007.

ESPÓSITO, Y. L.; DAVIS, C.; NUNES, M. M. Sistema de avaliação do rendimento escolar: o modelo adotado pelo estado de SP. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 25-53, jan./abr. 2000.

FALK, B. Standards-Based Reforms: Problems and Possibilities. Phi Delta Kappan, v. 83, n. 8, p. 612-20, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/003172170208300810

FERNANDES, D. C. Estratificação educacional, origem socioeconômica e raça no Brasil: as Barreiras da Cor. In: INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS APLICADAS (Org.). Prêmio IPEA 40 Anos. Brasília: Ipea, 2005.

FRANCO, C. Avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Revista de Ciências da Educação, n. 9, 2009.

FRANCO, C. et al. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intraescolares”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, n. 55, p. 277-298, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362007000200007

FRANCO, C.; MANDARINO, M.; ORTIGÃO, M. I. Projeto pedagógico da escola promove eficácia e equidade em educação? Revista Undime, Rio de Janeiro,

v. 2, n. 7, p. 30-46, 2001. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X030005046A

FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. A Avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados: Relatório Final 2011. São Paulo: Fundação Victor Civita. Disponível em: . Acesso em:

mar. 2013

GAMORAN, A. (Ed.). Standards-based reform and the poverty gap: Lessons for no child left behind. Washington, D.C.: Brookings Institution, 2007.

GREMAUD, A. P.; FELICIO, F.; BIONDI, R. L. Indicador de efeito escola: uma metodologia para a identificação dos sucessos escolares a partir dos dados da Prova Brasil. Brasília: Inep, 2007.

HASENBALG, C.; VALLE SILVA, N. Família, cor e acesso à escola no Brasil. In: HASENBALG, C.; VALLE SILVA, N.; LIMA, M. (Org.). Cor e estratificação social. Rio de Janeiro: Contracapa, 1999. p.126-147.

HASENBALG, C.; VALLE SILVA, N. Raça e oportunidades educacionais no Brasil. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 73, p. 5-12, maio 1990.

LOCKHEED, M. E.; VERSPOOR, A. M. Improving primary education in developing countries. Oxford: Oxford University Press for the World Bank, 1991.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MCLAUGHLIN, M. W.; SHEPARD, L. A. Improving Education through Standards- Based Reform. A Report by the National Academy of Education Panel on Standards-Based Education Reform. Washington, DC: National Academy of Education, 1995.

MENEZES-FILHO, N. A. Os determinantes do desempenho escolar no Brasil. São

Paulo: Ibmec-SP, FEA-USP, 2007.

MONT´ALVÃO, A. Estratificação educacional no Brasil do século XXI. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 54, n. 2, p. 389-430, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52582011000200006

ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA. Declaração Mundial sobre Educação Para Todos (Conferência de Jomtien). Tailândia: Unesco, 1998. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/ images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em: 29 maio 2014.

SAMMONS, P. As características-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, N.; SOARES, J.F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias.

Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 335-392.

SAMMONS, P.; HILLMAN, J.; MORTIMORE, P. Key characteristics of effective schools: A review of school effectiveness research. London: Office for Standards in Education, 1995.

SLAVIN, R. E. Evidence-based education policies: transforming educational practice and research. Educational Researcher, v. 31, n. 7, p. 15-21, 2002. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X031007015

SOARES, J. F. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 130, p. 135-160, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000100007

SOARES, J. F. et al. Escola eficaz: um estudo de caso em três escolas. Belo Horizonte: Fundação Ford, 2002.

SWANSON, C. B.; STEVENSON, D. L. Standards-based reform in practice: evidence on state policy and classroom instruction from the NAEP state assessments. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 24, n. 1, DOI: https://doi.org/10.3102/01623737024001001

p. 1-27, 2002.

TAVARES Jr., F.; FARIA, V. B.; LIMA, M. A. Indicadores de fluxo escolar e políticas educacionais: avaliação das últimas décadas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 48-67, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.18222/eae235220121929

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais. Escola eficaz: um estudo de caso em três escolas da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Game, 2002. 114p.

VALLE SILVA, N. Expansão escolar e estratificação educacional no Brasil. In: HASENBALG, C.; VALLE SILVA, N. (Org.). Origens e destinos: desigualdades sociais ao longo da vida. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003.

VALLE SILVA, N.; SOUZA, A. Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 58, p. 49-57, ago. 1986.

VELOSO, F. Experiências de reforma educacional nas últimas duas décadas:

o que podemos aprender? In: VELOSO, F. et al. (Org.). Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 191-211.

VELOSO, F. A evolução recente e proposta para a melhoria da educação no Brasil. In: BACHA, E.; SCHWARTZMAN, S. (Org.). Brasil: a nova agenda social. Rio de Janeiro: LTC, 2011. p. 215-253.

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

Tavares Júnior, F., & Neubert, L. F. (2014). A qualidade da educação e a disseminação de sistemas de avaliação. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(59), 22–48. https://doi.org/10.18222/eae255920142867

Edição

Seção

Tema em Destaque - Avaliação em larga escala e gestão educacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)