Avaliações educacionais e seus reflexos em ações federais e na mídia eletrônica

Autores

  • João Luiz Horta Neto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), DF, Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255920142770

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Prova Brasil, Provinha Brasil, Plano de Desenvolvimento da Escola

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir os usos dos resultados das avaliações educacionais brasileiras por algumas ações desenvolvidas pelo governo federal no Plano de Desenvolvimento da Escola, seus possíveis reflexos no trabalho da escola e como a mídia eletrônica escrita vem tratando do tema. Discute-se o direito à aprendizagem e o processo de accountability, eixos das ações governamentais nos últimos anos. A seguir, analisa-se o desenvolvimento dos testes aplicados aos alunos do ensino fundamental entre 1990 e 2012, identificando seus instrumentos e principais resultados. Devido à atual importância dos testes como um indicador de qualidade educacional, investigou-se, ainda, como essa qualidade é tratada pelos meios de comunicação eletrônicos. Conclui-se que os testes têm sido utilizados basicamente como instrumento para definir desempenhos das escolas, com reflexos indesejáveis sobre o trabalho que elas e seus profissionais realizam, na medida em que o foco das ações tem sido buscar melhorar o desempenho nos testes.

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Biografia do Autor

João Luiz Horta Neto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), DF, Brasília, Brasil

Doutor em Política Social e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep)

jlhorta@gmail.com

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Neto, J. L. H. (2014). Avaliações educacionais e seus reflexos em ações federais e na mídia eletrônica. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(59), 172–201. https://doi.org/10.18222/eae255920142770

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