A correção como processo avaliativo: diferentes percepções em diálogo

Autores

  • Simone Araujo Moreira Colégio Salesiano Santa Rosa e Colégio Lobo Torres, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
  • Mary Rangel Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266202764

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Avaliação formativa, processo de ensino-aprendizagem, Didática

Resumo

A principal finalidade desta pesquisa é problematizar as percepções que professores e alunos têm dos objetivos da prática da correção dos exercícios nos cadernos de alunos do ensino fundamental I. Partiu-se, para isso, de um quadro teórico que conciliou estudos nos campos da didática e da avaliação, no intuito de compreender as relações entre os feedbacks e as regulações das aprendizagens dos alunos. Por  esse  viés,  foi  relevante,  também,  refletir  sobre  a  articulação entre os saberes repetidos e os saberes construídos pelos professores. Para além de apresentar formas e concepções de origens empíricas, essas questões foram problematizadas como práticas que reclamam revisão teórica e análises mais apuradas. Trata-se, portanto, de uma investigação que permite interpretar, compreender, questionar e sugerir novos caminhos para uma prática da correção a serviço da avaliação formativa.

 

 

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Biografia do Autor

Simone Araujo Moreira, Colégio Salesiano Santa Rosa e Colégio Lobo Torres, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

 

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Santa Rosa e Assessora Pedagógica do Colégio Lobo Torres, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

 

 

 

Mary Rangel, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

 

Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Titular na Área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

 

 

 

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Publicado

09-10-2015

Como Citar

Moreira, S. A., & Rangel, M. (2015). A correção como processo avaliativo: diferentes percepções em diálogo. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(62), 520–540. https://doi.org/10.18222/eae266202764

Edição

Seção

Outros Temas