Avaliação de valores sociomorais: procedimentos para a construção de uma escala
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae245620132740Palavras-chave:
Valores Morais, Escala de Avaliação, Kohlberg, Teoria da Resposta ao ItemResumo
Este artigo apresenta um relato de pesquisa em fase de préteste para a construção de uma escala de avaliação em valores baseada na metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI) que permita verificar a presença e a força de adesão a valores morais de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em crianças do 2º ciclo do ensino fundamental, jovens do ensino médio e professores de educação básica. A construção dos itens/questões fundamentou-se na teoria de Kohlberg, e sua análise e revisão, nas curvas características dos itens (CCI’s), elaboradas com base na aplicação dos procedimentos de calibração dos itens segundo a TRI. Essa revisão dispõe dos dados de respostas abertas obtidos com a aplicação dos mesmos itens, sem as respectivas alternativas, a um grupo menor de alunos e professores. Esse processo mostra quais as dificuldades para elaborar itens discriminativos e como as análises das respostas abertas ajudam na sua reformulação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).