Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional

Autores

  • Ana Maria Porto Castanheira
  • Mary Rosane Ceroni

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae193920082472

Palavras-chave:

avaliação, qualidade, auto-avaliação, formação continuada

Resumo

Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacional como caminho fundamental para instituir medidas que melhorem o ensino, e levando em conta a atual relevância da auto-avaliação como processo formativo que conduz ao auto-conhecimento e a uma gestão partilhada com a comunidade acadêmica, desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do avaliador, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo fundamenta-se em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e na reflexão sobre o que é considerado importante na implantação de processos avaliativos, das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior, assim como a discussão de uma metodologia para a obtenção de dados e sua análise, visando a tomada correta de decisão. A questão central é o que se espera do avaliador sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na tomada de decisão de cada instituição.

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

Castanheira, A. M. P., & Ceroni, M. R. (2008). Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional. Estudos Em Avaliação Educacional, 19(39), 115–130. https://doi.org/10.18222/eae193920082472

Edição

Seção

Artigos