O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae214720102465Palavras-chave:
Formação de professores, Pesquisadores, Pedagogia, Ensino superiorResumo
O artigo trata de um estudo em desenvolviemnto sobre a pesquisa como conteúdo currícular dos cirsos de formação de professores para as educação básica no Brasil, em especial os de pedagogia, no contexto das políticas governamentais e das reformas edicacionais iniciadas na década de 1990. O trabalho aponta algumas caracteristicas socioeconômicas e culturais dos estudantes que almejam se tornar professores do ensino fundamental no país e discute a introdução da pesquisa nos currrículos de pedagogia, contrastando o modo como ela é apresentada nos documentos oficiais com as conce~ções sustentadas pelos autores de referência deste tema. O texto apresenta dados qualitativos obtidos em discussões realizadas num grupo focal com estudantes concluintes do curso de pedagogia a rspeito da experiência de envolvimento com a pesquisa no contexto de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A autora conclui com algumas reflexões acerca da necessidade de levar em cinsideração tanto ps aspectos subjetivos como as caracteristicas socioculturais dos alunos na análise a respeito da importancia (ou não) da pesquisa nos cursos de formação inicial de professores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).