Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível

Autores

  • Anilce Maria Simões
  • Carolina do Socorro Antunes Santos
  • Junia Maria Campas Passos
  • Marlene Machado Zica Vianna
  • Maria Dirce do Val

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae01819982253

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Redação, Ensino de 1º Grau, Minas Gerais

Resumo

A alunos da antiga 8ª série do ensino fundamental de Minas Gerais foi solicitada dissertação envolvendo o problema do preconceito, sendo os trabalhos corrigidos por professoras com grande experiência na rede pública e privada. Um grupo de pesquisadoras também de Minas Gerais - Simões, Santos, Passos, Vianna e DoVal - analisou e pesquisou o corpus. A pesquisa mostrou que a escola em geral não está desenvolvendo certas habilidades importantes e desejáveis, além de nem sempre ser bem sucedida no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e generalizar. A conseqüência de tudo isso é que o aluno muitas vezes nem sempre consegue elaborar um texto que efetivamente seja seu e que não reproduza outras falas e opiniões alheias. A investigação realizada por esses educadores contém informações que refletem não apenas um caso singular, mas o drama comum a toda população estudantil brasileira em seus diferentes níveis educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anilce Maria Simões

Carolina do Socorro Antunes Santos

Junia Maria Campas Passos

Marlene Machado Zica Vianna

Maria Dirce do Val

Downloads

Publicado

30-12-1998

Como Citar

Simões, A. M., Santos, C. do S. A., Passos, J. M. C., Vianna, M. M. Z., & Val, M. D. do. (1998). Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível. Estudos Em Avaliação Educacional, (18), 111–156. https://doi.org/10.18222/eae01819982253

Edição

Seção

Artigos