Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02520022196Palavras-chave:
Mestrado, Orientação, Seleção, Avaliação, DissertaçãoResumo
O presente artigo trata dos fatores que poderiam conter a evasão de estudantes nos mestrados em Educação no Brasil. Dada as peculiaridades dos ingressantes nesta modalidade de mestrado tais fatores podem ser levados em consideração na busca pela redução do nível de abandonos e desistências. Para uma análise mais precisa fez-se uso dos dados relativos à evasão de estudantes do mestrado em Educação da Unesp/Marília, das coortes de 1988 a 1995. Foram apontados fatores inibidores da evasão desde a seleção dos candidatos ao mestrado, passando pelo processo de orientação, financiamento, até os critérios de avaliação, com um destaque para a questão da exigência da dissertação como trabalho final.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).