Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.

Autores

  • Raquel da Cunha Valle

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02520022194

Palavras-chave:

Teoria da Resposta ao Item, Comportamento Diferencial do Item, Análise de Itens

Resumo

O artigo procura suprir uma deficiência na literatura nacional que trata de modelos estatísticos aplicados à pesquisa e, especialmente, à avaliação educacional. O uso intensivo da Teoria da Resposta ao Item apresenta dificuldades sobretudo para pessoas sem uma formação matemática mais aprofundada. Assim, nas avaliações desenvolvidas a partir dos anos 90 aparecem certas siglas e termos, como, por exemplo, DIF - Differential Item Functioning, que oferecem dificuldades para alguns educadores. O presente trabalho procura explicar, na medida do possível, sem aprofundamento matemático, o conceito de Comportamento Diferencial do Item, largamente empregado em avaliação educacional, inclusive no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel da Cunha Valle

Downloads

Publicado

30-06-2002

Como Citar

Valle, R. da C. (2002). Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. Estudos Em Avaliação Educacional, (25), 167–184. https://doi.org/10.18222/eae02520022194

Edição

Seção

Artigos