O uso do portfólio em um projeto de pesquisa

Autores

  • Silza Maria Pasello Valente
  • Lucinea Aparecida de Rezende

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173320062132

Palavras-chave:

Portfólio, Avaliação, Projeto De Pesquisa, Leitura

Resumo

O presente artigo relata a experiência de utilização do portfólio como ferramenta de avaliação no contexto do projeto de pesquisa “Leitura-Paixão: o impacto de uma situação diferenciada”, desenvolvida no período de fevereiro de 2003 a fevereiro de 2005, na Universidade Estadual de Londrina. Participaram do estudo 11 estudantes, que deveriam entregar bimestralmente seus portfólios para análise; no entanto, eles só conseguiram realizar duas entregas. Da primeira entrega participaram os 11 alunos; da segunda, somente seis deles elaboraram portfólios, e, desses, apenas quatro responderam ao questionário de avaliação da experiência, que tinha como objetivo identificar as impressões acerca da construção do portfólio. Esses fatos evidenciam que, embora os participantes tenham aceitado a construção do portfólio como uma das formas de avaliação da sua participação no projeto, cinco deles acabaram por não entregá-lo, o que na análise da equipe coordenadora afigurou-se como uma das dificuldades da avaliação através de portfólios, ou seja, a fuga do autor ao ter ciência do envolvimento requerido. Por outro lado, as manifestações dos alunos evidenciam a motivação e o prazer despertados ao serem executadas as tarefas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silza Maria Pasello Valente

Lucinea Aparecida de Rezende

Downloads

Publicado

30-04-2006

Como Citar

Valente, S. M. P., & Rezende, L. A. de. (2006). O uso do portfólio em um projeto de pesquisa. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(33), 149–165. https://doi.org/10.18222/eae173320062132

Edição

Seção

Artigos