Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos

Autores

  • Gisele Soncini Rodrigues
  • Angela Mara de Barros Lara

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173320062128

Palavras-chave:

Educação Infantil, Banco Mundial, Eqüidade E Estado De Bem-Estar Social

Resumo

Esta pesquisa é um estudo da organização das políticas educacionais destinadas à educação infantil brasileira da década de 1990, e que se estende até os dias atuais, no contexto das organizações multilaterais - especificamente o Banco Mundial. As propostas das organizações multilaterais, voltadas para as crianças pequenas dos países em desenvolvimento, não são as mesmas que as dos países desenvolvidos. Diante dessa disparidade, investigamos o documento oficial do Banco Mundial, Prioridades y Estrategias para la Educacion, de 1995, para entendermos que esses programas pautam-se no discurso da necessidade de atender à classe mais pobre, propondo programas de baixo custo. Mostramos que a educação pré-escolar se apresenta como uma função compensatória, pois se torna perceptível a prevalência do “cuidar” ao “educar”.

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Biografia do Autor

Gisele Soncini Rodrigues

Angela Mara de Barros Lara

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Publicado

30-04-2006

Como Citar

Rodrigues, G. S., & Lara, A. M. de B. (2006). Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(33), 89–104. https://doi.org/10.18222/eae173320062128

Edição

Seção

Artigos