Avaliação da aprendizagem na Era da Informação
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183620072098Palavras-chave:
Avaliação De Aprendizagem, Tecnologias De Comunicação E Informação, Paciência Para AprenderResumo
Neste artigo, tendo como pano de fundo as possibilidades abertas pelas tecnologias de comunicação e informação, situamos a avaliação de aprendizagem como importante recurso para a formação de hábitos intelectuais despertos para relações criativas na busca de conhecimentos. Apontamos a necessidade de que a avaliação, nos contratos didáticos em construção, seja re-significada a partir de olhares atentos à paciência para aprender, ao zelo em distanciar-se da massificação, ao desapego às respostas, ao olhar carinhoso às perguntas e à multiplicidade de opções na escolha de caminhos para aprendizagens. A atitude curiosa e paciente diante do não-conhecido se transformaria na mais rica indicação dos progressos vividos por um aprendiz.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).