Formación docente en la sociedad del conocimiento
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae204420092035Palavras-chave:
Formação de Professores, Inovação Pedagógica, Prática de Ensino, AprendizagemResumo
O presente artigo debate a urgência de um novo modelo de formação docente baseado na inovação. A proposta vigente necessita de um salto de perspectiva que supere as lógicas clássicas de instituições fechadas e garanta a preparação de novos docentes para novas escolas, no marco de um novo sistema educativo, cujo compromisso seja a formação-para-a-ação. O texto, refletindo sobre cinco dimensões fundamentais da prática docente (a pedagógico-didática, a político-institucional, a produtiva, a interativa e a especificadora), propõe dez ideias-força que servem de base para um novo modelo de formação inicial e contínua dos docentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).