A avaliação formativa: reflexões sobre o conceito no período de 1999 a 2009
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae225020111970Palavras-chave:
Avaliação Formativa, Avaliação da Aprendizagem, Periódico, Pesquisa CientíficaResumo
O artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada em artigos publicados na revista Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas, no período de 1999 a 2009, com o objetivo de compreender com que freqüência e de que formas tem sido abordado o conceito de avaliação formativa na literatura científica. Utilizando o descritor "avaliação da aprendizagem" foram selecionados 33 artigos para leitura integral, sendo que, destes, 20 tratavam da avaliação formativa. Através da análise desses 20 artigos foi possível identificar que 5 assumem uma definição clara do termo e 15 somente apresentam características do que está sendo entendido por avaliação formativa. Buscou-se problematizar os resultados à luz de concepções sobre a avaliação formativa, destacando-se a necessidade de reflexões profundas sobre o conceito de avaliação formativa, enfrentando sua diversidade e complexidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).