Meta-avaliação: Análise do percurso avaliativo do PME/Dourados 2015-2024

Autores

  • Evally Solaine de Souza Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6144-552X
  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.11069

Palavras-chave:

Avaliação dos Planos de Educação, Política Educacional, Planejamento dos Sistemas de Ensino

Resumo

Objetivando avaliar o mérito e o valor do processo de acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS, o artigo traz resultados conclusivos de uma pesquisa de doutorado em educação. Recorreu-se aos padrões de avaliação do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, à pesquisa documental e à pesquisa de campo. Dos documentos analisados, destacam-se os relatórios de monitoramento e avaliação do Plano, elaborados pela Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação no decurso de 2015 a 2021. A investigação empírica fez uso de entrevistas semiestruturadas, questionários e observação não participante das reuniões da Comissão. Os dados apontam para a insuficiência avaliativa do Plano, engendrando, assim, demandas que necessitam ser superadas pressurosamente.

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Biografia do Autor

Evally Solaine de Souza Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS, Brasil

Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Contato: evallyrodrigues@gmail.com / evallyrodrigues@ufms.br

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS, Brasil

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora, Mestra e Especialista em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora Associada e, atualmente, Diretora da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Contato: mariaaranda@ufgd.edu.br / mariaalicearanda@gmail.com

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Publicado

04-12-2024

Como Citar

Rodrigues, E. S. de S., & Aranda, M. A. de M. (2024). Meta-avaliação: Análise do percurso avaliativo do PME/Dourados 2015-2024. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e11069. https://doi.org/10.18222/eae.v35.11069

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024