Gênero e raça: um estudo sobre autoeficácia em física de alunos universitários

Autores

Palavras-chave:

Autoeficácia, Física , Relações de Gênero , Raça

Resumo

As crenças de autoeficácia vêm sendo recentemente investigadas na pesquisa em ensino de física e mostram-se relevantes para estudo da autoavaliação de indivíduos sobre o desempenho percebido em tarefas específicas. Realizamos um estudo exploratório com 170 estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará para responder ao seguinte questionamento: “como varia a autoeficácia, em física, de alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará nas dimensões identidade de gênero e raça/cor?”. Os resultados da aplicação do questionário Sources of Self-Efficacy in Science Courses, traduzido para português e revalidado com α = 0,94, indicam diferenças de média moderadas na autoeficácia em física a favor dos homens, com tais variações associadas principalmente à fonte de experiência vicária.

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Biografia do Autor

Iasmin Ramos, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Santarém (PA), Brasil

- Licencianda em Matemática e Física

Andrey Camurça da Silva, Instituto Federal do Pará (IFPA), Belém (PA), Brasil

- Licenciado em Matemática e Física (UFOPA)

- Aluno de especialização do Instituto Federal do Pará (Campus Santarém)

- Professor na empresa Meu Dever de Casa

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Publicado

30-03-2022

Como Citar

Ramos, . I., Silva, A. C. da ., & Pantoja, G. C. F. . (2022). Gênero e raça: um estudo sobre autoeficácia em física de alunos universitários. Cadernos De Pesquisa, 52, e08465. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8465

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho