Trabalho colaborativo no 1º ciclo: suporte percebido e regulação partilhada
Palavras-chave:
aprendizagem, estratégia da aprendizagem, trabalho de grupo, resolução de problemasResumo
A regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Cristina Ferreira. Aprender jogando: jogos de estratégia e heurísticas de resolução de problemas. Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 141-167, 2012.
AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. 2. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.
ARENDS, Richard. Aprender a ensinar. 7. ed. Nova Iorque: The McGraw-Hill, 2008.
BOLLEN, Kenneth; LONG, J. Scott. Testing structural equations models. Newbury Park, CA: Sage, 1993.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: 10.1191/1478088706qp063oa.
COHEN, Jacob. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2. ed. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.
DONNELLY, Roisin; FITZMAURICE, Marian. Collaborative project-based learning and problem-based learning in higher education: a consideration of tutor and student role in learner-focused strategies. In: O’NEILL, G.; MOORE, S.; MCMULLIN, B. (ed.). Emerging issues in the practice of University Learning and Teaching. Dublin: AISHE/HEA, 2005. p. 87-98.
DUARTE, Maria de Fátima; VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida. Aprendizagem estratégica e trabalhos para casa. In: VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; LOPES DA SILVA, Adelina; SÁ, Isabel (ed.). Auto-regulação da aprendizagem: das concepções às práticas. Educa Unidade de I&D de Ciências e da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade de Lisboa, 2007. p. 131-168.
FERNANDES, Maria da Conceição Neves; VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida. O portfolio na educação de infância: estratégia de reflexão dos educadores e das crianças. In: VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; LOPES DA SILVA, Adelina; SÁ, Isabel (ed.). Auto-regulação da aprendizagem: das concepções às práticas. Lisboa: Educa Unidade de I&D de Ciências e da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade de Lisboa, 2007. p. 195-223.
GEHLBACH, Hunter. A new perspective on perspective taking: a multidimensional approach to conceptualizing an aptitude. Educational Psychology Review, v. 16, n. 3, p. 207-234, 2004.
HADWIN, Allyson; OSHIGE, Mika. Self-regulation, coregulation, and socially shared regulation: exploring perspectives of social in self-regulated learning theory. Teachers College Record, v. 113, n. 2, p. 240-264, 2011.
HAKIMZADEH, Rezvan; BESHARAT, Mohammad-Ali; KHALEGHINEZHAD, Seyed Ali; et al. Peers’ perceived support, student engagement in academic activities and life satisfaction: a structural equation modeling approach. School Psychology International, v. 37, n. 3, p. 240-254, 2016. DOI: 10.1177/0143034316630020.
HASSINGER-DAS, Brenna; TOUB, Tamara; ZOSH, Jennifer; et al. More than just fun: a place for games in playful learning. Infancia y Aprendizaje, v. 40, n. 2, p. 191-218, 2017. DOI: 10.2080/02103702.2017.1292684.
HIRSCH, Barton; ENGEL-LEVY, Alexis; DU BOIS, David; et al. The role of social environments in social support. In: SARASON, B. R.; SARASON, I. G.; PIERCE G. R. (ed.). Social Support: an international view. New York: Wiley, 1990. p. 367-393.
JÄRVELÄ, Sanna; HADWIN, Allyson. New frontiers: regulating learning in CSCL. Educational Psychologist, v. 48, n. 1, p. 25-39, 2013. DOI: 10.1080/00461520.2012.748006.
JÄRVELÄ, Sanna; KIRSCHNER, Paul; PANADERO, Ernesto; et al. Enhancing socially shared regulation in collaborative learning groups: designing for CSCL regulation tools. Education Technology Research and Development, v. 63, n. 1, p. 125-142, 2015. DOI: 10.1007/s11423-014-9358-1.
JÄRVELÄ, Sanna; VOLET, Simone; JÄRVENOJA, Hanna. Research on motivation in collaborative learning: moving beyond the cognitive – situative divide and combining individual and social processes. Educational Psychologist, v. 45, n. 1, p. 15-27, 2010. DOI: 10.1080/00461520903433539.
JEONG, Heisawn; HMELO-SILVER, Cindy. Seven affordances of computer-supported collaborative learning: how to support collaborative learning? How can technologies help? Educational Psychologist, v. 51, n. 2, p. 247-265, 2016. DOI: 10.1080/00461520.2016.1158654.
JORESKOG, Karl. Factor analysis by least-squares and maximum-likelihood methods. In: ENSLEIN, K.; RALSTON, A.; WILF, H. S. (ed.). Statistical Methods for Digital Computers. New York: Wiley, 1977. p. 125-153.
KRAMARSKI, Bracha; WEISSE, Izik; KOLOLSHI-MINSKER, Inbal. How can self-regulated learning support the problem solving of third-grade students with mathematics anxiety. ZDM Mathematics Education, v. 2, n. 42, p. 179-193, 2010. DOI: 10.1007/s11858-009-0202-8.
LAAL, Marjan. Positive interdependence in collaborative learning. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 21, n. 93, p. 1433-1437, 2013. DOI: 10.1016/j.sbspro.2013.10.058.
LAAL, Marjan; LAAL, Mozhgan; KERMANSHAHI, Zhina Khattami. 21st century learning; learning in collaboration. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 47, p. 1696-1701, Sept. 2012. DOI: 10.1016/j.sbspro.2012.06.885.
LOPES DA SILVA, Adelina; DUARTE, António; SÁ, Isabel; et al. Aprendizagem auto-regulada pelo estudante perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto, 2004.
MALMBERG, Jonna; JÄRVELÄ, Sanna; JÄRVENOJA, Hanna; et al. Promoting socially shared regulation of learning in cscl : progress of socially shared regulation among high- and low-performing groups. Computers in Human Behavior, v. 52, p. 562-572, 2015. DOI: 10.1016/j.chb.2015.03.082.
MCDONALD, Roderick. Test theory: a unified treatment. Mahwah, NJ: LEA, 1999.
NUNNALLY, Jum. Psychometric theory. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 1978. ISBN: 978-007-04-7465-9.
O’CONNOR, Brian. SPSS and SAS programs for determining the number of components using parallel analysis and Velicer’s MAP test. Behavior Research Methods, Instrumentation, and Computers, v. 32, n. 3, p. 396-402, 2000. DOI: 10.3758/BF03200807.
OLIVARES, Orlando. Collaborative vs. cooperative learning: the instructor’s role in computer supported collaborative learning. In: ORVIS, K. L.; LASSITER, A. L. R. (ed.). Computer-supported collaborative learning. New York: Information Science, 2008. p. 20-39. DOI: 10.4018/978-1-60566-652-5.ch011.
PANADERO, Ernesto; JÄRVELÄ, Sanna. Socially shared regulation of learning: a review. European Psychologist, v. 20, n. 3, p. 190-203, 2015. DOI: 10.1027/1016-9040/a000226.
PINTRICH, Paul; SCHUNK, Dale. Motivation in education: theory, research, and applications. 2. ed. New Jersey: Pearson, 2002.
POLYA, George. How to solve it: a new aspect of mathematical method. Princeton, USA: Princeton University Press, 1945.
PORTUGAL. Ministério da Educação. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. 2017. Disponível em: http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf. Acesso em: 22 nov. 2018.
SONG, Juyeon; BONG, Mimi; LEE, Kyehyoung; et al. Longitudinal investigation into the role of perceived social support in adolescents’ academic motivation and achievement. Journal of Educational Psychology, v. 107, n. 3, p. 821-841, 2015. DOI: 10.1037/edu0000016.
VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida. Ensinar para a aprendizagem escolar. In: VEIGA, Feliciano (org.). Psicologia da educação: teoria, investigação e aplicação: envolvimento dos alunos na escola. Lisboa: Climepsi, 2013. p. 495-541.
VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, v. 45, p. 2-20, 2013. DOI: 10.15210/caduc.v0i45.3814.
VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; LOPES DA SILVA, Adelina; MARQUES, Joana; et al. Projeto Resolução dos Problemas – Relatório Final. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015.
VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; SILVA, Janete; AGOSTINHO, Ana Lúcia. Desenvolvimento de competências de autorregulação da escrita em contexto educativo: o Projeto CriaTivo. In: SANTOS, A. C.; CAVALCANTE, M. A. S.; GOMES, Y. A. L. S. S. (org.). Língua Portuguesa em debate leitura, escrita e variação. Maceió: Edufal, 2017. p. 103-122. DOI: 10.17979/reipe.2017.0.06.2493.
VELICER, Wayne. Determining the number of components from the matrix of partial correlations. Psychometrika, v. 41, n. 3, p. 321-327, 1976. DOI: 10.1007/BF02293557.
VYGOTSKY, Lev. Mind in society: the development of higher psychological processes. London: Harvard University Press, 1978.
WENTZEL, Kathryn; WATKINS, Deborah. Peer relationships and collaborative learning as contexts for academic enablers. School Psychology Review, v. 31, n. 3, p. 366-377, 2002.
ZIMMERMAN, Barry J. From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational Psychologist, v. 48, n. 3, p. 135-147, 2013. DOI: 10.1080/00461520.2013.794676.
ZIMMERMAN, Barry J.; SCHUNK, Dale H. Self-regulated learning and performance, an introduction and an overview. In: ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. (ed.). Handbook of self-regulation of learning and performance. New York: Routledge, 2011. p. 1-12.
ZSOLDOS-MARCHIS, Iuliana. Influence of cooperative problem solving on students’ control and help – seeking strategies during mathematical problem solving. Acta Dicactica Napocensia, v. 7, n. 3, p. 49-59, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).