Mediação de conflitos em escolas: entre normas e percepções docentes

Autores

  • Angela Maria Martins Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil; Universidade Cidade de São Paulo – Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Cristiane Machado Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – PPGE/Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Ecleide Cunico Furlanetto Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – PPGE/Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Política Educacional, Mediação de Conflitos Escolares, Trabalho Docente

Resumo

Este artigo se reporta a dados obtidos em investigação que se propôs a analisar o programa de governo denominado Sistema de Proteção Escolar, implementado pela Secretaria de Estado da Educação desde 2010. O foco ora analisado tem como propósito compreender as percepções de Professores Mediadores Comunitários sobre situações de conflito e violência nas escolas onde atuam. Os dados indicam uma tendência de ampliação dos níveis de conflito e violência no contexto escolar, com predominância de problemas provocados por alunos, na visão dos entrevistados. Esse cenário pode ser creditado à resistência de alunos às condutas dos profissionais e das práticas pedagógicas ali encetadas, se contrapondo à autoridade atribuída socialmente aos professores e ao prestígio da escolaridade.

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Biografia do Autor

Angela Maria Martins, Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil; Universidade Cidade de São Paulo – Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduada em Ciências Sociais e Políticas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo,; mestre em Educação pela Universidade de São Paulo; doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado com bolsa da CAPES no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008), na área de políticas públicas educacionais. Desde 1996 é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas na área de política e gestão da educação básica. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de São Paulo e coordenadora do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição. Tem estudado principalmente os seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação básica; metodologias de pesquisa; trajetórias e identidade profissional de diretores e professores.

Cristiane Machado, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – PPGE/Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Possui experiência Docente no Ensino Fundamental, Médio, Formação de Professores nos níveis Médio e Superior, Graduação e Pós-graduação e na Gestão Educacional de Sistemas Públicos. É Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, em Pouso Alegre - MG. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas Política Educacional, Avaliação Educacional, Gestão Educacional e Escolar e Formação Docente. É Pesquisadora do Gepave (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional) na Faculdade de Educação da USP e Líder do Gepaq (Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente, Avaliação e Qualidade) da Univás.

Ecleide Cunico Furlanetto, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – PPGE/Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora e coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, desenvolve pesquisas e projetos a respeito de formação de professores, matrizes pedagógicas e aprendizagem de adultos.

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Publicado

14-10-2016

Como Citar

Martins, A. M., Machado, C., & Furlanetto, E. C. (2016). Mediação de conflitos em escolas: entre normas e percepções docentes. Cadernos De Pesquisa, 46(161), 566–592. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3798

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